24º FAM começa nesta quinta-feira (24) com transmissão online

24.09.2020 | 08h43
Marina Martini Lopes
Por Marina Martini Lopes
Editora
O primeiro filme a ser exibido na mostra competitiva internacional de longas é o brasileiro "Loop", rara incursão do cinema do país no gênero ficção científica

BLOG

Mundo Itapema

Edição 2020 do Florianópolis Audiovisual Mercosul vai até o dia 30 de setembro

A 24ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM começa nesta quinta-feira (24) na capital catarinense. Totalmente online, o 24º FAM terá palestras, lives, oficinas, encontros de coprodução, além de uma extensa programação de curtas e longas em mostras competitivas e expositivas. Importante e tradicional evento para o mercado brasileiro, o festival é também uma vitrine de realizações de qualidade produzidas pelos vizinhos geográficos e culturais do país.

O primeiro filme a ser exibido na mostra competitiva internacional de longas é o brasileiro Loop, rara incursão do cinema do país no gênero ficção científica. Com roteiro e direção do cuiabano Bruno Bini, em sua estreia em longas, Loop chega a Florianópolis com o aval de duas importantes premiações recebidas no Festival de Manchester, na Inglaterra: Prêmio do Júri e Melhor Filme do evento.

A trama começa em ritmo de filme policial. No alto de um prédio, vemos um homem ferido no chão do terraço, uma mulher morta ao seu lado, e uma terceira pessoa que, antes de se suicidar atirando-se do edifício, diz: "Você tinha que ter chegado mais cedo." Corta para a delegacia, onde o perturbado sobrevivente da cena tenta explicar o ocorrido para um investigador. Começa assim uma viagem que procura desconstruir a noção linear de tempo, diluindo os conceitos cinematográficos de flashback e fast-forward.

O longa tem produção executiva de Fernando Meirelles. No elenco estão Bruno Gagliasso - também produtor do filme -, Bia Arantes e Branca Messina.

O FAM 2020 vai até o dia 30 de setembro. Os filmes, palestras, oficinas e debates serão exibidos na plataforma de streaming Innsaei.tv, que pode ser acessada por computador, smartTV ou celular. Os filmes ficam disponíveis por 24 horas, quando entra uma nova seleção. Os ingressos para as sessões custam R$ 5 e podem ser adquiridos pelo site Fam de Todos, onde também é possível acessar a programação completa.

Matérias Relacionadas