2º Festival Subtropikal movimenta Florianópolis nesta semana

09.12.2019 | 08h45
Anna Rios
Por Anna Rios
SUB_Floripa

BLOG

Mundo Itapema

Gastronomia local é um dos destaques do evento, focado na criatividade

O Subtropikal é uma plataforma que, desde 2016, provoca conexões entre iniciativas criativas dentro da cidade. Após o sucesso da quarta edição do festival, que contou com mais de 6 mil pessoas em Curitiba, o Subtropikal desembarca para a segunda edição em Florianópolis nos dias 12, 13, 14 e 15 de dezembro de 2019. Em sua estreia na ilha, em novembro de 2018, o evento deu o pontapé inicial para a revitalização do Square Lab. Numa parceria com o Centro Sapiens e o Co.Studio a antiga quadra ao lado do MESC recebeu novas cores com arte assinada pelo artista Rodrigo Level. 

Nesta edição, os dias de criatividade retornam à capital catarinense apresentados pela Stella Artois. O QG das atividades do Subtropikal Floripa será O Sítio Arte e Tecnologia, espaço voltado para a difusão e exibição de conteúdos de arte e novas tecnologias localizado na Lagoa da Conceição. Com acesso gratuito, nos dias 14 e 15 (sábado e domingo) o local receberá feira autoral de marcas de moda/design, feira gráfica, atrações musicais, rodas de conversa e instalações, workshops, além de uma experiência gastronômica baseada em ingredientes regionais. 

Um cardápio inédito está sendo preparado para o evento: privilegiando o uso criativo de elementos da culinária local, o menu será criado a quatro mãos, por Fabrício Flores e Patrícia Bandeira. Fabrício "Fafá" é pesquisador ambiental, cozinheiro da Flor&Sal e entusiasta da produção e Economia Criativa local. Sua cozinha tem como laboratório a produção orgânica e maricultura do sul da Ilha da Magia. Já Patrícia é responsável pelo cardápio do Negrita, integrante Botanique, um dos mais concorridos espaços da capital paranaense. Juntos, eles assinarão pratos criativos, com cuidado sustentável, opções veganas e acessíveis para todos os bolsos.


Festas, workshops e rodas de conversa

O pontapé inicial do evento acontece na noite de quinta (12), com uma festa embalada pelos DJs do núcleo paulistano Gop Tun. Na sexta (13) O Sítio recebe as primeiras atividades de workshops, que seguem fim de semana adentro. No fim de semana o espaço se transforma na Casa Subtropikal: uma feira autoral realizada em parceria com a Fatto a Femme traz marcas de design autoral para o espaço. Os bate-papos e rodas de conversa que acontecem no sábado (14) e domingo (15) sobre temas como sustentabilidade, futurismo, entretenimento, expressão e autoconhecimento são destaques do evento. Uma Masterclass sobre Design de Experiências Sustentáveis com a designer de experiências do festival lixo zero Psicodália, Rosângela Araújo, acontece no sábado (14).

Para os profissionais ou estudantes criativos que desejam se aprofundar em suas áreas de atuação, os workshops exclusivos são uma atração à parte: o workshop “Gestão e Engajamento de Times Criativos” terá 6h de duração e será ministrado por um dos fundadores da escola Perestroika, Guilherme Piletti. Já o workshop de “Coolhunting” será regido pela professora Andrea Greca, pesquisadora da BERLIN, uma das primeiras consultorias de coolhunting do país. 

Ainda na sexta (13) o grupo carioca Heavy Baile (RJ), uma das sensações do último Rock In Rio, faz sua estreia em Floripa ao lado da DJ Brum + DJ Shavozo, numa das festas mais quentes da cidade, o Baile da Brum. 


Mais informações no site www.subtropikal.com.br.

Matérias Relacionadas