Álbum "Artesã" apresenta o minucioso trabalho do músico Gustavo Kraemer

01.12.2021 | 10h56 - Atualizada em: 02.12.2021 | 08h21
Marina Martini Lopes
Por Marina Martini Lopes
Editora
Gustavo Kraemer

BLOG

Mundo Itapema

Com 10 faixas, o trabalho vem acompanhado por um mini documentário

Apresentar dois olhares sobre uma mesma música, despertando diferentes sensações em que as ouve: esta foi a aposta do músico Gustavo Kraemer para seu disco autoral Artesã, lançado no dia 22 de novembro. O álbum é o primeiro trabalho individual e autoral de Gustavo e traz consigo um profundo mergulho no processo de composição musical e uma reflexão sobre o papel da arte no mundo, através do contato com alunos em isolamento social.

- Na pandemia, decidi que iria aproveitar a pausa nas atividades presenciais que realizava e finalmente gravar o disco instrumental, fruto dos anos de imersão no Conservatório de Tatuí - explica Gustavo. - Seja ele um músico ou um escultor, por exemplo, o artista, ao finalizar um trabalho, estará transformado também. Aprenderá sobre concentração, resiliência, paciência, continuidade; sobre a importância dos detalhes, entre tantas outras coisas que a dedicação contínua pode ensinar. Comecei a me dar conta desse poder da arte ao lecionar para diferentes pessoas na pandemia, de idades e origens diversas. E assim via enquanto educador o quanto a música, nesse caso, poderia nos ensinar sobre o combate à ansiedade, ao imediatismo e ao utilitarismo que utilizamos como ferramentas de defesa diante da vida.

Um outro ponto que chama atenção no trabalho é que algumas das composições, registradas em dez faixas ao todo, possuem duas versões: uma em trio, gravadas nos Estúdios SOMA; e outra ao violão, solo ou acompanhado por convidados, gravadas no Estúdio da Pedra Redonda, em Porto Alegre. Além do trio composto por Gustavo Kraemer (piano), Lucas Fê (bateria) e Caio Maurente (contrabaixo) o disco conta ainda com as participações especiais de Diego Garbin (flugelhorn) e Daniel Horn (flauta transversal).

Para completar o lançamento de Artesã e aproximar o ouvinte da imersão musical vivida pelo artista, também foram lançados, no dia 26 de novembro, um documentário e um songbook, com as partituras de cada tema e depoimentos dos músicos convidados, complementando a narrativa da produção e das músicas. No YouTube de Gustavo, em todas as quartas-feiras de dezembro, haverá lançamentos de vídeos musicais das faixas que formam Artesã.

Matérias Relacionadas