Álbum póstumo de Tony Allen é lançado pela Blue Note

07.06.2021 | 15h11 - Atualizada em: 07.06.2021 | 15h24
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
TNYALN215Divulgação

BLOG

Giramundo

O primeiro single 'One In a Million', conta com a participação especial da inglesa Lava La Rue.

A celebrada gravadora Blue Note acaba de lançar "There Is No End", álbum póstumo de Tony Allen, morto em abril do ano passado aos 79 anos. O álbum conta com rappers e cantores convidados, incluindo nomes como Skepta, Sampa The Great, Danny Brown, Zelooperz e outros. O lançamento vem junto com um vídeo especialmente produzido para o single 'One In a Million' com a participação da inglesa Lava La Rue.

A nova faixa mostra Tony Allen de volta aos ritmos lagosianos que o tornaram um ícone rítmico global, enquanto apresenta a rapper independente de West London, Lava La Rue.

Allen começou na música como baterista mas sua vida mudou totalmente em 1964, quando conheceu Fela Kuti, a quem iria acompanhar durante os 15 anos seguintes, primeiro com o grupo Koola Lobitos, uma emblemática banda highlife que foi modelo para todos os grupos musicais africanos modernos. Depois, com o parceiro Fela, liderou o grupo Africa 70, para o qual desenvolveu uma nova linguagem musical: o Afrobeat, que combina ritmos iorubás com elementos do funk.

Ao lado de Fela Kuti, Tony gravou cerca de 20 álbuns, dando sua assinatura rítmica a cada um deles. A partir de então, o Afrobeat impulsionou uma carreira que o viu perseguir tanto os próprios projetos quanto novas colaborações com diversos músicos, de Oumou Sangare a Damon Albarn.

O álbum póstumo "There Is No End" foi produzido pelo próprio Tony Allen com Vincent Taeger e Vincent Taurelle - Allen produziu e escreveu todas os grooves do álbum em 2019 ao lado de Taeger. Ao relembrar o processo de finalização do disco sem Tony fisicamente presente para orientá-los, Taeger comentou: "meu amigo e mentor era um professor sem falar, um baterista e um guardião, com uma grande visão artística. E essa visão transborda nas músicas mesmo depois que ele nos deixou."

Matérias Relacionadas