Além de novo álbum confirmado, Wilco revela mais surpresas em 2022

05.05.2022 | 16h53 - Atualizada em: 05.05.2022 | 17h01
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
WLC3325divulgação

BLOG

Giramundo

Jeff Tweedy e companhia estão dando muitos motivos para seus fãs comemorarem este ano.

2022 pode acabar sendo o ano mais cheio de surpresas que a banda Wilco já entregou para seus fãs, e não poderia acontecer em melhor hora. O ano começou com a celebração do 20º aniversário do álbum de 2002, "Yankee Hotel Foxtrot", com o grupo tocando em shows de aniversário em Nova York e Chicago no mês de abril. Junto com esta mini turnê, chegou o anúncio do lançamento de um box de luxo, uma impressionante edição especial marcada pra sair em 16 de setembro.

O disco "Yankee Hotel Foxtrot" foi devidamente remasterizado e estará disponível como parte de cada conjunto da edição especial - confira aqui os diversos formatos do lançamento. O material completo com tudo incluído é a versão Super Deluxe, que traz 11 LPs de vinil e um CD - contendo um livro, versões demos e instrumentais, traçando o making of completo do disco.

A coleção também inclui uma gravação do show de 2002 e uma apresentação de rádio, realizada em setembro de 2001. O box traz ainda 82 faixas inéditas, assim como um novo livro com uma entrevista com o cantor/compositor/guitarrista Jeff Tweedy, o baterista Glenn Kotche e Jim O'Rourke, que mixou o aclamado álbum de 2002. O livro também apresenta notas escritas pelo jornalista/autor Bob Mehr e fotos inéditas da banda confeccionando o álbum em seu estúdio em Chicago, chamado 'The Loft'.

WLC12Imagem: divulgação

As boas notícias não acabam por aí! Como se não bastasse, e não basta, agora os Wilco anunciaram o próximo álbum completo de estúdio, intitulado "Cruel Country", registro agendado para sair em 27 de maio pela dBpm Records. Pra marcar o lançamento, a banda compartilhou o primeiro single, 'Falling Apart (Right Now)', canção que chegou junto com um videoclipe com imagens de estúdio gravadas por Jamie Fleischel e compilado/editado por Zoran Orlic.

Wilco sempre foi considerado country, com a influência do gênero evidente até mesmo em seus momentos mais pop. "Houveram elementos da música country em tudo que já fizemos", disse Jeff Tweedy em declaração. "Nós nunca nos sentimos particularmente confortáveis ​​em aceitar essa definição, a ideia de que estávamos fazendo só música country. Mas agora, tendo dado a volta no quarteirão algumas vezes, estamos achando emocionante nos libertar de dentro da forma e abraçar a simples limitação de chamar a música que estamos fazendo de Country."

A banda supostamente tocará o novo álbum na íntegra no Solid Sound Festival em North Adams, Massachusetts, que acontece no fim de semana de lançamento (de 27 a 29 de maio). Com agenda cheia, além desses shows, eles tocarão pelo menos mais uma data norte-americana em Martha's Vineyard no Beach Road Weekend em 28 de agosto, depois de se apresentar no Reino Unido e na Europa em junho

Matérias Relacionadas