Alex Kapranos, do Franz Ferdinand, grava dueto com a cantora francesa Clara Luciani

27.09.2020 | 10h40
Marina Martini Lopes
Por Marina Martini Lopes
Editora
A ideia para a colaboração surgiu em outubro do ano passado, quando Luciani convidou Kapranos para cantar uma faixa ao lado dela em um show em Paris

BLOG

Let It Rock

A parceria é uma nova versão de "Summer Wine", imortalizada por Nancy Sinatra e Lee Hazlewood

Alex Kapranos, vocalista do Franz Ferdinand, fez uma parceria com a cantora e compositora francesa Clara Luciani para regravar Summer Wine, música originalmente imortalizada nas vozes de Nancy Sinatra e Lee Hazlewood. "Quando estava gravando, eu tive um forte sentimento de escapismo", contou Kapranos em entrevista ao site NME, falando sobre o dueto. "Eu me senti em um mundo muito diferente daquele em que eu realmente estava - em quarentena em uma Escócia chuvosa. Foi uma 'paisagem sonora' que me levou para outro lugar."

A ideia para a colaboração surgiu em outubro do ano passado, quando Luciani convidou Kapranos para cantar uma faixa ao lado dela em um show em Paris. Os dois passaram um tempo conversando, inclusive sobre sua admiração por Sinatra e Hazlewood - e sobre como Summer Wine é uma das canções favoritas dos dois artistas para uma rodada de karaokê. Luciani acabou traduzindo um trecho para o francês, adicionando uma dinâmica diferente ao cover. "Ela usa a linguagem de um jeito tão poético", elogia Kapranos.

A nova versão de Summer Wine ganhou um videoclipe, que você pode conferir abaixo:

Apesar da quarentena, Kapranos também contou ao NME que seu foco agora é trabalhar em novos materiais do Franz Ferdinand: "É meio frustrante, porque eu não posso simplesmente entrar em estúdio com os outros caras da banda", comentou. "Nós não nos reunimos desde o começo da quarentena, mas temos nos falado o tempo todo. A primeira nova música do Franz que eu escrevi, ainda em Paris, logo antes do início da pandemia, era uma canção sobre confronto - e eu acabei mudando a letra depois que a quarentena começou; transformei em uma coisa mais pacífica, procurando por soluções. Todos nós estamos procurando por soluções positivas agora, não? As coisas estão complicadas."

Mesmo assim, Kapranos não quis falar muito sobre o que vem por aí. "Depois do nosso terceiro disco, eu prometi a mim mesmo que nunca falaria muito sobre as novas faixas antecipadamente", explica. "Daquela vez eu dei uma entrevista e descrevi o álbum (Tonight, de 2009) como 'extremamente pop' - e depois nós nos deviamos totalmente desse caminho! É o que acontece quando você compõe e vai desenvolvendo as músicas: nunca é um caminho em linha reta. A única coisa que eu vou dizer é: há músicas, e eu estou gostando muito de tocá-las."

Matérias Relacionadas