Artistas reagem à morte do lendário Bill Withers

03.04.2020 | 17h45 - Atualizada em: 04.04.2020 | 06h08
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
BW01 Divulgação

BLOG

Giramundo

Nile Rodgers, Karen O, Mark Ronson, José James e outros reagem à morte do lendário cantor de Soul.

Bill Withers morreu no início desta semana, aos 81 anos de complicações cardíacas, segundo um comunicado de sua família. O mundo da música está reagindo à perda do lendário cantor e compositor. Para saber mais sobre o artista e entender o quanto Bill Withers é fundamental para a música, assista ao documentário "Still Bill".

BW02Imagem: Divulgação

Bill Withers teve uma carreira relativamente curta, mas imensamente bem-sucedida e influente. Ele fez sua estréia em 1971, gravou apenas oito álbuns de estúdio, encerrando sua carreira com o disco "Watching You Watching Me" em 1985.

Muitos artistas estão se pronunciado por diversas partes do mundo, entre eles, José James disse: "Devastado. Conhecer e aprender com Bill Withers tem sido um dos maiores presentes da minha vida pessoal e carreira. Sua música é atemporal, perfeita. Precisamos de sua mensagem de unidade agora mais do que nunca. Enviando todo o meu amor para a família." Enquanto Talib Kweli escreveu: "2020 tem sido terrível para nós. #RIP Bill Withers. Eu vou ouvir a música dele o dia todo. Se você não sabe o quanto Bill Withers é importante para o Hip Hop, pesquise no Google "Who sampled Bill Withers"."

Withers escreveu e gravou vários sucessos aclamados, incluindo "Use Me" e "Just the Two of Us", antes de se aposentar em meados da década de 1980 e ficar de fora dos olhos do público. Withers ganhou três prêmios Grammy das nove indicações que recebeu e entrou no Rock and Roll Hall of Fame em 2015. Nascido William Harrison Withers Jr em 1938, ele enfrentou uma infância difícil em Slab Fork, West Virginia. Uma gagueira o impediu de fazer amigos e, depois que seu pai morreu, quando tinha 13 anos, a avó ajudou a criá-lo. Withers escreveria uma homenagem a ela com a música "Grandma's Hands".

Bill passou nove anos na Marinha dos EUA antes de seguir uma carreira na música. Depois de se mudar para Los Angeles em 1967, ele conseguiu um emprego fazendo assentos sanitários enquanto gravava demos durante a noite. Possuidor de um barítono suave e um timbre perfeito para a Soul Music, assinou contrato com a Sussex Records contratando Booker T. Jones para produzir o álbum de estreia, "Just As I Am", trabalho que gerou o sucesso "Ain't No Sunshine", canção que garantiu a Withers seu primeiro Grammy de melhor música de R&B.

Matérias Relacionadas