As melhores séries de época da Netflix

26.03.2020 | 18h39 - Atualizada em: 27.03.2020 | 11h13
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
Taln01 Divulgação

BLOG

Universo Compartilhado

Separamos pra você algumas dicas de séries de época imperdíveis do catálogo da Netflix.

Em tempos de pandemia e isolamento, muita gente passa horas em casa buscando o que assistir e, na maioria das vezes, levamos mais tempo com essa procura do que assistindo. Se você gosta do clima de produções que se passam anos atrás, separamos algumas dicas de séries de época pra você mergulhar no túnel do tempo e se divertir com boas doses de história, figurinos incríveis, arte impecável e drama à vontade. Tentamos sair um pouco do óbvio, das mais conhecidas, como Vikings, Spartacus, Outlander e Downton Abbey, por exemplo. Preparados para conhecer uma série de época que pode ser sua nova série favorita?

Pb01Imagem: Divulgação

Reign

A série conta a história de Mary Stuart, rainha da Escócia, e seu caminho até o poder, iniciando com a chegada à França com 15 anos e o noivado com o Príncipe Francis.

Mary é a jovem rainha da Escócia e passou metade da vida escondida em um convento. Após uma tentativa de homicídio foi enviada à França para se casar com o futuro rei. A união foi determinada quando ainda eram crianças e a tarefa deveria ser simples: eles se casariam, unindo os dois países. No entanto, a moça acabará descobrindo que a estadia na corte francesa não será nada fácil.

Black Sails

Conspirações, brigas, mistério, qualidade cinematográfica e belas paisagens. Tudo isso faz de Black Sails a série perfeita para quem busca aventura.

A história começa com Flint, o mais brilhante e temido capitão-pirata de seu tempo, capturando o mais novo membro do navio: John Silver, um jovem de língua afiada que roubou um mapa para um tesouro espanhol que Flint está a procura. Ao mesmo tempo, o capitão e a tripulação devem lidar com a ameaça da extinção de seu estilo de vida, lutando contra a marinha britânica pelo paraíso criminoso: a ilha de New Providence, um local cheio de prostitutas, ladrões, caçadores de recompensas e, é claro, piratas. A série narra as aventuras do Capitão Flint e seus homens, personagens que apareceram no clássico da literatura escocesa "A Ilha do Tesouro", de Robert Louis Stevenson.

Situada na segunda metade do século XVIII, a atração mostra tais personagens 20 anos antes dos acontecimentos narrados no livro.

The Last Kingdom

Adaptada da série de livros "Crônicas Saxônicas", de Bernard Cornwell, The Last Kingdom é um drama histórico que se passa no século lX e acompanha uma Inglaterra que caiu perante as invasões vikings. Apenas o grande reino de Wessex continua a desafiar as probabilidades e se mantém em pé, graças ao rei Alfredo.

No meio deste tempo turbulento vive Uhtred, filho de um nobre saxão que ficou órfão e foi criado pelos vikings. Forçado a escolher entre o país de nascimento e as pessoas que o acolheram, sua lealdade é testada constantemente. Na jornada para recuperar o direito de nascimento, Uhtred deve lidar com os dois lados da moeda para cumprir seu papel no nascimento de uma nova nação.

Marco Polo

A série narra as desventuras do explorador veneziano nos anos que serviu na corte de Kublai Khan, conquistador mongol neto do grande Gengis Khan, que havia estendido seus domínios sobre o norte da China e fundado a Dinastia Yuan. A produção é inspirada nas histórias em que Polo descreveu em suas Viagens, tendo vivido na corte por 17 anos e percorrido boa parte do império.

Mas esse é apenas o pano de fundo. O roteiro trata muito mais das particularidades de cada personagem e a relação com o poder. Seja político ou militar, todos o almejam, o perseguem, farão de tudo por ele, até conspirar contra os entes mais próximos.

Um ponto forte da série é a riqueza de detalhes com que os costumes, figurinos e locações são exibidos, num esforço tremendo em reproduzir a China do século XIII. A atenção com os detalhes é excepcional, há coisas como o trono de Kublai, que é ornamentado com tigres, um símbolo mongol, mas é de estilo chinês, que mostra a pluralidade de seu império.

Peaky Blinders

Conheça os gângsteres mais famosos da Inglaterra. Baseada na historia real da gangue de Birmingham, denominada "Peaky Blinders", a série narra a vida de seus membros na Inglaterra dos anos 1920. Você descobrirá como Thomas Shelby (Tommy) e a família passaram de pequenos criminosos para se tornarem gângsteres ricos e poderosos.

Em 1919, a família vive de assaltos, extorsões e apostas. Conhecida pelo apelido de Peaky Blinders, por utilizarem navalhas para atacar seus adversários, o grupo é liderado por Tommy.

A situação muda com o fim da Primeira Guerra Mundial, quando Tommy descobre que precisará enfrentar um novo chefe de polícia. Recém chegado de Belfast, o policial está determinado a limpar as ruas de Birmingham dos criminosos e revolucionários.

Versailles

Riqueza, luxo e muitas intrigas permeiam a corte de Luis XlV. "Versailles" conta a história do início do reinado de Luis 14, na França do século 17. Também conhecido como Rei-Sol, Luis criou o palácio de Versailles e fez dele a casa da corte francesa. A série é um convite para adentrar em um mundo de riqueza, luxúria, intrigas e, claro, entender mais sobre como a sociedade funcionava naquela época.

Assombrado pelo trauma da Fronda, quando os nobres da corte começaram a se rebelar contra a monarquia, o rei Luís XIV, de 28 anos, em um movimento político maquiavélico, decide fazer a nobreza se submeter impondo uma mudança definitiva da corte de Paris para Versalhes, o antigo alojamento de caça de seu pai. Atraídos pelo “convite” do rei, os nobres de Paris, gradualmente, veem o castelo como uma prisão dourada e logo até os mais humildes cortesãos do rei começam a mostrar sua crueldade à medida em que as intrigas e segredos, manobras políticas e guerras se desenrolam para revelar Versalhes em toda a sua glória e brutalidade.

The Alienist

Baseada na obra de Caleb Carr. essa série criminal se passa na Nova York do final do século XIX. Dr. Laszlo Kreizler é um psicólogo interessado em pessoas com doenças comportamentais, conhecido por tratar e acolher aquelas que tenham cometido crimes graves motivados por algum distúrbio psicológico. Profissionais como ele nessa época eram conhecidos como alienistas.

Por conta disso, seu caminho frequentemente se cruza com o da polícia na investigação de crimes. Quando crianças em situação de risco se tornam alvo de um sanguinário assassino, Dr. Laszlo se une a John e Sarah, um ilustrador e uma mulher que trabalha com o comissário de polícia, para tentar traçar um perfil psicológico e, assim, pegar o criminoso.

Matérias Relacionadas