As surpresas do Simply Red

15.08.2019 | 13h31 - Atualizada em: 16.08.2019 | 11h25
Leo Almeida
Por Leo Almeida
SIMREdivulgação

BLOG

Giramundo

A banda inglesa Simply Red retorna com um novo álbum de estúdio, intitulado "Blue Eyed Soul".

O 12° álbum de Mick Hucknall ao lado dos parceiros de longa data, chega ao mercado em 8 de outubro. A boa notícia, revelada ontem de surpresa, veio junto com o novíssimo single 'Thinking Of You'.

SIMRE01Foto: divulgação

"Blue Eyed Soul" é o primeiro novo álbum do Simply Red em quatro anos. Todas as dez músicas foram escritas por Mick, gravadas nos estúdios da British Grove, de Mark Knopfler, em Londres, com Andy Wright produzindo. O novíssimo disco está disponível para encomenda em diversos formatos: um 'Digi-pak single CD', um conjunto de luxo, 'Deluxe 2CD' em embalagem de capa dura, e em vinil roxo de edição limitada.

O termo "Soul de olhos azuis" foi criado no início dos anos de 1960 por um DJ da Filadélfia para caracterizar os discos de artistas brancos que tocavam Soul e R & B.

Os Righteous Brothers, um dos grandes nomes daquela década, com seu hit "You Lost That Loving Feeling", abraçaram o termo e, em 1964, usaram como título de álbum. "Blue Eyed Soul" foi um termo polêmico no início, e permanece assim. Muitos amantes do Soul sentem prazer em ver a Soul music abraçada por artistas e ouvintes brancos, enquanto outros ficam irritados com o que consideram inadequada apropriação cultural e um favoritismo injusto de artistas de Soul brancos e suas músicas, sendo executadas nas rádios.

Nos últimos 40 anos, o Reino Unido produziu mais artistas de Soul 'de olhos azuis' do que os Estados Unidos, tendo Sam Smith como o mais recente em uma linha que remete a Stevie Winwood e Dusty Springfield na década de 1960. Talvez o melhor vocalista de soul de olhos azuis do Reino Unido seja o maior vocalista de sua geração, Mick Hucknall.

SIMRE02Foto: divulgação

Segundo os músicos do Simply Red, o álbum foi inspirado em artistas clássicos de funk e soul, como Isaac Hayes, Curtis Mayfield, James Brown, Bobby 'Blue' Bland e Tower of Power. O Simply Red tem mais de um bilhão de acessos no YouTube e já vendeu mais de 60 milhões de álbuns desde que se formou há mais de trinta anos. O novo disco é uma surpresa para os fãs, já que Mick sugeriu que o álbum anterior "poderia ​​ser o último". "Big Love" foi uma "coleção muito pessoal de músicas", inspiradas em seu casamento com a namorada Gabriella Wesberry, sua filha Romy e o falecido pai, que o criou sozinho.

A loja oficial do Simply Red disponibilizou aqui vários pacotes em edições especiais como o vinil roxo com uma impressão assinada. O disco bônus de cinco faixas na versão 'Deluxe' contém remixes e versões alternativas das faixas do álbum. "Blue Eyed Soul" será lançado em 8 de novembro de 2019.

Matérias Relacionadas