Austrália, Brasil e Espanha assinam os rótulos da última Confraria do Vinho de 2019

11.12.2019 | 17h45
Anna Rios
Por Anna Rios
Confraria do Vinho

BLOG

Confraria do vinho

Com inspiração no Verão, o jantar está marcado para o dia 12 de dezembro, na Alameda Casa Rosa

A Confraria do Vinho Itapema ultrapassa as convenções de um jantar de harmonização e alia arte, música e network em um ambiente com produções de tirar o fôlego. E, no jantar de despedida de 2019, os parceiros do evento, que acontece há 11 anos em Florianópolis, já querem deixar o público ansioso pela edição  de 2020.

Inspirado no Verão, o encontro desta quinta-feira, 12 de dezembro, vai revelar um menu especial assinado pelo chef Renato Stumpf, que traz no currículo passagens pelo Hotel Mioni Pezzato (Veneto/Itália) e D.O.M (São Paulo). A sommelier Regina Essemburg, com formação na AIS, Associazione Italiana de Sommeliers, e na Wine e Spirits Education Trust, de Londres, que está há mais de 20 anos tratando do assunto à frente da Enoteca Decanter, foi quem selecionou os rótulos que compõem a carta da noite.

A sequência do serviço do jantar da Confraria do Vinho Itapema, que já é bem conhecida, inicia com um charmoso coquetel volante de boas-vindas, com água de tomate, laranja e polvo; ostra com maionese de botarga e alcaparra; croquette de atum; gratin de bacalhau; coxa de pato e figo. Para harmonizar com a entrada com frescor do mar, o rótulo selecionado foi o BOSSA N°1, brut, da vinícola Cave Hermann, da Serra Gaúcha. Na sequência, o primeiro prato será um Riso al salto, mozarela de búfala e aspargos servido com um Luis Canãs Branco Jovem, da Bodega Luis Cañas, que fica na expressiva região vinícola espanhola de Rioja.

O segundo prato será Tilápia, batata baroa, camarão e creme de mostarda, e para harmonizar o eleito foi um vinho australiano, o Gossipis Chardonay 2018, que é produzido na Riverina, região responsável por 15% de toda a uva australiana. A sobremesa vai manter a essência do verão e trará uma fruta suculenta como protagonista, a pêra, crème anglaise e sorvete de nata, e harmonizará com outro representante nacional da vinícola Hermann, o Bossa N °4, Moscatel.

Esta experiência de sabores e aromas, que só voltará a acontecer em 2020, terá como cenário e atração à parte a decoração da expert Mila Teixeira; e contará ainda com quadros do artista plástico Luciano Martins, que sorteará uma de suas obras durante o evento. O Quarteto Itapema, a agradável novidade musical de 2019 da Confraria do Vinho, apresentará repertório com clássicos, releituras e improvisos do jazz, blues e MPB para compor a trilha da noite que contará também com o DJ e produtor Thon Soriedem e é disponibilizada na playlist "Confraria do Vinho Itapema" no Spotify.

 

Serviço

O quê: Confraria do Vinho Itapema - 6º jantar – Último de 2019

Quando: Dia 12/12, quinta-feira, a partir das 20h

Onde: Alameda Casa Rosa (Rodovia Admar Gonzaga, 3401 - Itacorubi, Florianópolis)

Ingressos: R$160. Podem ser adquiridos no site Blueticket ou nos pontos de venda (Siqlo Beiramar Shopping, Bellacatarina, Decanter, O Padeiro de Sevilha e Escritolândia SC 401).

Matérias Relacionadas