BaianaSystem publica novo álbum, um respiro em tempos turbulentos

28.04.2021 | 13h44 - Atualizada em: 30.04.2021 | 18h52
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
BASYST552Divulgação

BLOG

Giramundo

"OxeAxeExu" é o novo álbum do BaianaSystem, lançado na última sexta-feira, 23 de abril.

O grupo de rock e reggae fundado em 2009 em Salvador, Bahia, BaianaSystem - liderado pelo trio Russo Passapusso, Roberto Barreto e Marcelo Seko - acaba de publicar o álbum "OxeAxeExu", uma viagem intercontinental, produzida pelo grupo em parceria com Daniel Ganjaman. Após dividir a experiência musical em três atos, o disco chega completo às plataformas digitais.

O primeiro ato, intitulado "Navio Pirata", foi lançado em fevereiro com o manifesto 'Reza Forte', reforçando em sua letra que só mesmo “folha de arruda, pé de coelho e sal grosso” para atravessar esses tempos de mares agitados. Na sequência, em março, os atos "Recital Instrumental" e "América do Sol", ampliaram o universo sonoro do álbum com a mistura do tempero baiano com o sangue afrolatino. 

Um dos destaques de "OxeAxeExu", o single 'Pachamama', ressalta as belezas naturais e sociais da América do Sul, canção em que o BaianaSystem recebe a artista chilena Claudia Manzo, que além de tocar cuatro, instrumento tradicional na cultura musical de países como Colômbia e Venezuela, recita os versos que dão título à faixa, escritos por ela. O videoclipe especialmente produzido para a faixa, passeia por paisagens andinas, cavernas e cidades, enquanto mostra uma realidade bem próxima ao Brasil. O álbum também conta com colaborações de BNegão, Céu, Liz Reis, Tonho Matéria, Makavelli e Jaymitta.

Matérias Relacionadas