BBC anuncia documentário sobre os dias de Bob Marley no Reino Unido

28.07.2020 | 07h04 - Atualizada em: 28.07.2020 | 07h22
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
BoMa111 imagem divulgação

BLOG

Giramundo

O filme investigará como sua mensagem universal de amor e unidade inspirou toda uma geração de jovens britânicos.

A emissora de TV britânica BBC Two anunciou para agosto a estreia de um novo documentário intitulado "When Bob Marley Came To Britain". O filme investigará a influência do ícone do reggae no Reino Unido na década de 1970, além de mostrar o cotidiano da estrela jamaicana enquanto passou a considerar a Grã-Bretanha sua segunda casa. O documentário é narrado por Obaro Ejimiwe e produzido pela Wise Owl Films para a BBC Two, e incluirá imagens raras de arquivo e novas entrevistas com pessoas que conheceram Marley durante esse tempo.

A publicidade do programa explica que o filme mostrará “como sua presença ajudou a influenciar a política e a cultura durante um período de intensa agitação social e civil no Reino Unido - e como sua mensagem universal de amor e unidade inspirou toda uma geração de jovens britânicos.

Os espectadores irão ver conteúdos inéditos, como as casas em que Marley morou, cenas do artista jogando futebol (uma de suas grandes paixões) com amigos no Battersea Park, em Londres, as visitas do músico à crescente comunidade rastafári do Reino Unido neste período da década de 1970, lembranças de shows secretos que ele e os Wailers fizeram no norte da Inglaterra, e os álbuns que gravou no Reino Unido, "Exodus" e "Kaya", que foram fundamentais para o seu surgimento como uma das figuras globais mais amadas da música.

As imagens de arquivo incluem apresentações iniciais em pequenos pubs e clubes, quando o grupo era praticamente desconhecido, uma performance que Marley fez no ginásio da Peckham Manor School, no sul de Londres em 1972, com Johnny Nash, e o famoso show dos Wailers no Lyceum Theatre em Londres.

"When Bob Marley Came To Britain" apresenta também entrevistas inéditas com o fotógrafo de longa data de Marley, Dennis Morris, que o acompanhou em turnê, Brinsley Forde, fundador da banda de reggae Aswad, Locksley Gishie, do Cimarons, Marcia Griffiths, do grupo vocal de Marley, I-Threes, e o cineasta e músico Don Letts, representando a emissora BBC Radio 6 Music.

Matérias Relacionadas