Beastie Boys: Spike Jonze vai lançar livro retratando mais de dez anos de história do trio

14.01.2020 | 10h40 - Atualizada em: 14.01.2020 | 16h01
Marina Martini Lopes
Por Marina Martini Lopes
Editora
Jonze dirigiu e co-escreveu o icônico vídeo da faixa "Sabotage"

BLOG

Let It Rock

O cineasta, conhecido por filmes como "Ela" e "Onde Vivem os Monstros", já dirigiu diversos clipes do grupo

Spike Jonze é bastante reconhecido por sua carreira como diretor, produtor e roteirista de cinema: sua filmografia inclui produções como a adaptação do livro Onde Vivem os Monstros (2009), o aclamado Ela (2013), com Joaquin Phoenix, e mesmo o besteirol Jackass - The Movie (2002). Mas o cineasta também já dirigiu dezenas de videoclipes musicais, entre eles, trabalhos de artistas e bandas como Foo Fighters, Weezer, R.E.M., Daft Punk, The Chemical Brothers, Björk - e Beastie Boys, de quem Jonze se tornou um grande amigo, além de colaborador recorrente.

Agora, o grupo de rap nova-iorquino vai ser o tema do primeiro livro de fotografia do cineasta, previsto para chegar às livrarias em 17 de março, via Rizzoli: intitulado simplesmente Beastie Boys, o volume de 256 páginas reúne mais de 200 imagens do trio, todas registradas pessoalmente por Jonze. Mike Diamond e Adam Horovitz, integrantes ainda vivos da banda, contribuíram com textos para a obra, da qual Jonze escreveu o epílogo.

Intitulado simplesmente "Beastie Boys", o volume de 256 páginas reúne mais de 200 imagens do trioFoto: Divulgação

"Quando se encontraram pela primeira vez em Los Angeles, em 1993, os Beastie Boys e Spike Jonze eram estrelas em ascensão em suas respectivas áreas", diz o comunicado oficial da editora Rizzoli sobre a obra. "Uma conexão se formou imediatamente entre os três MCs e o jovem cineasta, e se manteve ao longo de suas carreiras. Este livro mostra as verdadeiras cores do maior grupo de hip-hop desta geração, de uma maneira que apenas um amigo próximo poderia testemunhar: subindo no palco do Lollapalooza, compondo juntos no apartamento de Mike D, se vestindo como seus personagens em um clipe, gravando um disco em um estúdio de Los Angeles, passeando pelas ruas de Nova York."

Jonze dirigiu e co-escreveu o icônico vídeo da faixa Sabotage, possivelmente o maior sucesso da carreira do trio, e também esteve por trás das câmeras durante as gravações de Sure Shot, Root Down, Don't Play No Game That I Can't Win e Time For Livin'. O cineasta também contribuiu com fotos para Beastie Boys Story, o livro de mais de 600 páginas anteriormente publicado por Mike D e Ad-Rock.

Matérias Relacionadas