Beatles: Material especial comemora o 50° aniversário do álbum 'Abbey Road'

23.08.2019 | 15h43 - Atualizada em: 23.08.2019 | 16h52
Leo Almeida
Por Leo Almeida
THBEATdivulgaçãoAbbeyStud

BLOG

Giramundo

Pela primeira vez chega ao mercado uma edição ampliada do antológico álbum "Abbey Road". O lançamento que comemora os 50 anos do disco, vai estar disponível no dia 27 de setembro, com novas mixagens, gravações inéditas e demos.

O álbum "Abbey Road" foi recentemente mixado pelo produtor Giles Martin e o engenheiro de mixagem Sam Okell especialmente para o lançamento da coleção. O material comemorativo também conta com gravações e demos de sessões inéditas. A nova edição, marca a primeira vez em que o celebrado álbum foi remixado e apresentado com material adicional e segue as aclamadas edições de 50º aniversário do 'Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band' de 2017 e 'The Beatles' ('The White Album') de 2018.

TBEA02Foto: divulgação

A icônica imagem de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr atravessando a faixa de pedestres em frente ao Abbey Road Studios, em Londres, estampou a capa. Essa foto dos Fab Four é instantaneamente reconhecida, registrada pelo fotógrafo escocês Iain Macmillan há 50 anos, em 8 de agosto de 1969.

"Abbey Road" foi lançado em 26 de setembro — seis dias depois de Lennon revelar aos companheiros de banda que ele ia deixar o grupo. Gravado após o problemático "Let It Be", que seria lançado apenas em 8 de maio de 1970, o álbum foi criado em uma atmosfera muito mais descontraída.

TBEA03Foto: divulgação

Na verdade as comemorações aos 50 anos do disco começaram quando fãs dos Beatles se reuniram na quinta-feira, 8 de agosto de 2019, para reproduzir a foto perto do Abbey Road Studios, em Londres e nas ruas de diversos lugares do mundo, para marcar o 50º aniversário de uma das capas mais icônicas da história da música. Logo, pelo Instagram, a banda anunciou a versão comemorativa do trabalho, com novas mixagens em som estéreo, surround 5.1 e Dolby Atmos.

TBEA04Foto: divulgação

O conjunto mais aguardado pelos fãs é a caixa 'Super Deluxe' do "Abbey Road", que contém 40 faixas em três CDs e um disco Blu-ray. Os quatro discos estão alojados em um livro de capa dura de 100 páginas que inclui o prefácio de McCartney, introdução de Giles Martin e insights profundos do historiador dos Beatles, autor e produtor de rádio, Kevin Howlett - eles cobrem os meses que antecedem as gravações do "Abbey Road" com detalhes de cada faixa e notas de sessões de estúdio, além de particularidades sobre a capa e a sessão de fotos. O livro de capa dura também tem um ensaio do jornalista musical e autor David Hepworth, examinando a influência do álbum ao longo dos 50 anos. O volume é ilustrado com fotografias raras e inéditas, incluindo muitas de Linda McCartney nunca publicadas, imagens de letras manuscritas, esboços e uma partitura de George Martin. 

O material está previsto para 27 de setembro em diversos formatos e já está disponível para pré-encomenda aqui.

Matérias Relacionadas