"Chop Suey!", do System of a Down, atinge um bilhão de visualizações no YouTube

30.11.2020 | 14h46 - Atualizada em: 01.12.2020 | 09h13
Marina Martini Lopes
Por Marina Martini Lopes
Editora
"Chop Suey!" foi indicada à categoria de Best Metal Performance no Grammy de 2002

BLOG

Let It Rock

Lançada em 2001, a música só foi publicada no YouTube em 2009

O System of a Down entrou para o seleto grupo de bandas que contam com pelo menos um vídeo com mais de um bilhão de visualizações no YouTube: Chop Suey!, o principal single do segundo álbum do grupo, Toxicity (2001), atingiu a marca na última semana. Apesar de ter sido lançada há quase vinte anos, a música só foi postada no YouTube em 2009.

O clipe foi gravado em Los Angeles, no estacionamento de um hotel, e dirigido por Marcos Siega. Chop Suey! foi indicada à categoria de Best Metal Performance no Grammy de 2002, e é considerada pela crítica como a faixa que fez o System of a Down se tornar conhecido também fora do nicho do rock e do metal.

Em 2018, em entrevista ao site Loudwire, o guitarrista Daron Malakian comentou que escreveu a canção no carro que o System of a Down usava para se deslocar entre shows, na época em que a banda sequer tinha um ônibus de turnê. "Eu quase nunca escrevo na estrada", comentou. "Essa foi uma das pouquíssimas músicas que eu escrevi em turnê. Eu percebi que era uma boa canção, mas claro que eu não imaginei que fosse se tornar essa coisa imensa, botar o System of a Down na MTV, virar hit."

No começo de novembro o System of a Down lançou duas faixas inéditas, depois de quinze anos sem novidades: os integrantes, que são descendentes de armênios, escreveram Protect the Land e Genocidal Humanoidz depois que o Azerbaijão começou um conflito com a Armênia, no último mês de setembro.

Matérias Relacionadas