Club Des Belugas grava novos singles com Anne Schnell, Maya Fadeeva e Iain Mackenzie

27.07.2022 | 17h17 - Atualizada em: 28.07.2022 | 00h50
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
CDB435divulgação

BLOG

Giramundo

Na faixa mais recente, Iain Mackenzie empresta sua voz para a versão de 'Viva La Vida', do Coldplay.

Club Des Belugas é uma das principais bandas de Nujazz da Europa. O projeto, criado em 2002 por Maxim Illion e Kitty the Bill, tem como característica a combinação de Electro, Lounge e Nujazz com Música Latina, Swing e American Soul dos anos cinquenta, sessenta e setenta com o apoio de diversos músicos.

Em comemoração ao 20º aniversário do grupo, chegou em março - nos formatos físico e digital - o álbum triplo intitulado "Club Des Belugas: Best of 2002 - 2022", compilação que reúne 51 faixas com um tempo total de 3 horas e 50 minutos. Após este lançamento, o grupo alemão vem compartilhando singles avulsos nas plataformas, o que pode resultar provavelmente no lançamento de um novo álbum, reunindo todo o material publicado ao longo do ano.

O Club Des Belugas conta com excelentes cantores e compositores de várias partes do mundo, muitos deles radicados na Europa. Neste ano, o projeto contou até o momento com Anne Schnell (Alemanha), Maya Fadeeva (Rússia), Iain Mackenzie (Inglaterra) e Lene Riebau (Dinamarca).

Além do sucesso da extensa obra, um total de 12 álbuns de estúdio com músicas que foram parar em diversas compilações famosas pelo mundo, o Club Des Belugas sobretudo é uma banda dos palcos. Tanto que o primeiro álbum foi gravado no teatro Grillo em Essen e o segundo no teatro Rex em Wuppertal, ambas cidades alemãs.

Interpretar sonoridades de natureza eletrônica, que incluem programação e samples, com instrumentação, pode ser um processo conflituoso. Uma coisa é combinar samples em software e o trabalho dos cantores e músicos no ambiente controlado de estúdio, e outra é lidar com tudo isso nos palcos com a dinâmica de uma banda e a interação ao vivo dos performers. O Club Des Belugas contorna bem esta questão. Um bom exemplo é o DVD gravado em Wuppertal em janeiro de 2010. Ao longo das 19 músicas em destaque, a banda dá um show à parte e ressalta o trabalho das duas cantoras do espetáculo - a vocalista sueca Anna-Luca e a cantora de jazz californiana Brenda Boykin.

Recentemente a big band compartilhou nas plataformas uma nova versão de 'Viva La Vida', hit do Coldplay. No single, o Club Des Belugas recebe dois convidados especiais e parceiros de longa data - o britânico Iain Mackenzie nos vocais e Pete Long, diretor musical e líder da famosa Ronnie Scott's Jazz Orchestra.

Matérias Relacionadas