Com novo single, Citizen Cope sinaliza surpresas para 2020

18.06.2020 | 09h21 - Atualizada em: 18.06.2020 | 11h36
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
CCP1 imagem divulgação

BLOG

Giramundo

Depois de romper um hiato de sete anos sem gravar, com o lançamento do álbum "Heroin and Helicopters" em 2019, Citizen Cope retorna em 2020 apresentando um novo single, 'Scared of Heights'.

Ao longo de sua carreira, que teve início em 1992, Clarence Greenwood, também conhecido pelo nome artístico Citizen Cope, chamou a atenção de astros da música como Eric Clapton e Carlos Santana. Graças a incrível mistura de sonoridades do cantor e compositor, que agrega com facilidade influências do blues, soul, folk e rock em sua obra, uma discografia de seis álbuns de estúdio, que trouxe ao artista o reconhecimento de colegas músicos, público e crítica.

No entanto, as parcerias mais importantes surgiram cerca de dez anos após a estreia do músico em 1992, com o álbum homônimo. Em 2002, Santana gravou a música de Cope, "Sideways", para o álbum "Shaman" e o levou para tocar com ele em sua turnê européia em 2003. Sheryl Crow pediu para gravar a música em 2010 para o álbum "100 Miles from Memphis" e convidou Greenwood para se juntar a ela em concertos em várias ocasiões, incluindo o Crossroads Guitar Festival, de Chicago. No mesmo festival, Eric Clapton chamou Cope ao palco para tocar "Hands of the Saints" juntos.

Criado na capital dos Estados Unidos, Clarence Greenwood arrancou elogios superlativos de formadores de opinião como o jornal Washington Post que declarou que o artista é “a melhor exportação da cidade desde Marvin Gaye” e a Rolling Stone disse que seus “acordes incomuns e harmonias combinam uma dissonância delicada com lampejos inesperados de beleza”. Atualmente Citizen Cope vive no Brooklyn, em Nova York, bairro que o inspirou no processo criativo do mais recente álbum "Heroin and Helicopters", lançado em 2019.

O título "heroína e helicópteros" surgiu de uma conversa que Greenwood teve com Carlos Santana quando o veterano do rock veio assistir a um show de Citizen Cope em São Francisco e, ao contrário do que pode parecer, o título não faz apologia às drogas. Cope explicou em comunicado: "Santana me disse: 'Faça o que fizer, cuidado com os dois "H's" - heroína e helicópteros. Eles não combinam com músicos'", fazendo referência as mortes prematuras de diversos artistas. Apesar disso, Cope fez seu primeiro passeio de helicóptero em 2019, ao ser transportado para um show na Jamaica. "Eles disseram: 'Você precisa pegar um helicóptero' e eu pensei: 'F ***, isso vai ser o fim', mas chegamos lá bem", brincou o músico.

Aparentemente a frase do mago da guitarra, Carlos Santana, ainda ressoa na mente de Greenwood, já que sua nova música se chama 'Scared of Heights', ou 'medo de altura'. Nas alturas ou nos estúdios, o fato é que Citizen Cope está de volta e, mesmo sem confirmar um álbum para este ano, o novo single sinaliza que o artista está na ativa, possivelmente preparando mais surpresas para 2020.

Matérias Relacionadas