Com suspense e critica social, "Parasita" estreia no Paradigma Cine Arte

27.11.2019 | 16h15 - Atualizada em: 27.11.2019 | 16h13
Marina Martini Lopes
Por Marina Martini Lopes
Editora
"Parasita" foi o primeiro filme da Coreia do Sul a ganhar a Palma de Ouro em Cannes

BLOG

Mundo Itapema

Sucesso entre críticos e público, filme sul-coreano entra na programação nesta quinta (28)

Primeiro filme da Coreia do Sul a ganhar a Palma de Ouro em Cannes, Parasita aborda as diferenças sociais com toques de humor e de tragédia. Com direção de Bong Joon-Ho, o longa ultrapassa questões que parecem óbvias e prende com viradas no roteiro. Bem recebido por crítica e público, o longa é favorito para o Oscar de Melhor Filme Internacional. Parasita entra na programação do Paradigma Cine Arte nesta quinta-feira, 28, na sessão das 21h.

A trama acompanha duas famílias de classes sociais distintas. Os Park são ricos e vivem em uma mansão cercado de luxos. Já os Kim são pobres e vivem em um porão apertado. Aos poucos, os Kim vão se infiltrando ardilosamente na vida dos Park, realizando serviços distintos e fingindo ser o que não são. Tudo muda quando uma antiga funcionária retorna e ameaça tudo.

Confira outros filmes na programação:

A Cidade dos Piratas, de Otto Guerra, às 13h: A animação conta a historia de um diretor de cinema enfrentando situações complexas na produção de um longa, misturando o caos da realidade e da ficção. O filme é inspirado em vivências do diretor Otto Guerra e da cartunista Laerte.

A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, às 14h35 (não será exibido no sábado, dia 30): A trama acompanha as histórias das irmãs Eurídice e Guida, que vivem em uma sociedade patriarcal e conservadora sujeitas à invisibilidade e violências cotidianas comuns às mulheres. Com personalidades diferentes, elas trilham caminhos distintos que as separam. Eurídice é introvertida e se esforça para ter uma carreira como musicista, enquanto vive um casamento abusivo. Já Guida é extrovertida, quer viver a vida plena com amores românticos e acaba fugindo com o namorado. Anos depois, Eurídice encontra cartas da irmã desaparecida que a fazem reviver os episódios da juventude.

O Irlandês, de Martin Scorsese, às 17h10: Frank Sheeran (Robert de Niro), conhecido como "o irlandês", é um veterano da Segunda Guerra Mundial que trabalha como caminhoneiro e assassino de aluguel número um da máfia. Homem de confiança do líder sindical Jimmy Hoffa (Al Pacino), ele se torna suspeito de assassinar Jimmy quando este desaparece. Abordando mecanismos, rivalidades e associações do crime organizado, o longa se diferencia dos filmes de máfia ao dar destaque à humanização dos personagens. 

Programação gratuita

No sábado, dia 30, o projeto Museus Virtuais realiza um passeio pelo Louvre, museu mais visitado do mundo e que guarda grandes obras, como a Monalisa, de Leonardo da Vinci. A sessão começa às 16h, e os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência.

Matérias Relacionadas