DC revitaliza a série de curtas "Showcase Presents"

25.05.2020 | 08h41 - Atualizada em: 28.05.2020 | 15h46
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
DCSC01 imagem divulgação

BLOG

Universo Compartilhado

A Warner vem lançando entre 2019 e 2020, cinco novos curtas animados da série "DC Showcase", incluídos nos conteúdos adicionais (como bônus) dos Blu-ray/DVD dos longas animados. O mais recente é sobre Adam Strange, clássico personagem criado em 1958.

A antologia “DC Showcase Presents” é uma obra-prima do estúdio na seara dos quadrinhos, que revitaliza as HQs publicadas entre os anos de 1956 e 1970, renovadas nas duas décadas seguintes. Os curtas animados repaginam a representação popular do (anti-)heroísmo ao revisitar personagens da DC pouco conhecidos do grande público nos dias de hoje mas que redefiniram os gibis dos EUA, a partir de uma perspectiva adulta e mais sombria. As histórias escolhidas para esta segunda parte da antologia incluem cinco novos protagonistas: Sargento Rock, Adam Strange, Vingador Fantasma, Morte e uma adaptação ainda inédita de "Batman: Morte em Família" - que provavelmente sairá no Blu-ray  "Superman: Homem do Amanhã", próximo filme animado da editora, previsto para este ano.

DCSC02Imagem: Divulgação

"DC Showcase: Adam Strange", dirigido e produzido por Butch Lukic, acompanha o filme de animação "Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips", lançado recentemente. O curta apresenta o personagem vivendo em uma colônia de mineração de asteróides até que ele precisa salvar os moradores de insetos alienígenas assassinos numa estação polar. A surpresa fica por conta de trechos da guerra contra os Thanagarianos - povo pássaro do planeta dos famosos membros da Liga da Justiça, Gavião Negro e Mulher Gavião. A trama revive a transferência do sentinela galáctico entre mundos através de raios Zeta que o teleportam para missões no espaço.

Adam Strange é um terráqueo que é transportado para o planeta Rann e torna-se seu defensor. O herói, criado por Gardner Fox, foi inspirado em 'John Carter of Mars', personagem da série de livros "Barsoom" de Edgar Rice Burroughs, muito influenciado por Flash Gordon e Buck Rogers. O personagem, publicado pela primeira vez no Brasil pela Editora "O Cruzeiro" na revista "Homem no Espaço" em 1961, era chamado de Joe Cometa. Ao passar para outras editoras, foi adotado o nome original.

Um dos destaques desta nova fornada de super-almanaques animados é “Sargento Rock”. Elogiado pelos fãs, o curta é assinado por ninguém menos que Bruce Timm, profissional responsável pela revolução da indústria de animação nos anos 1990 com os desenhos do “Batman”. Timm é preciso nos mínimos detalhes para retratar o retorno do icônico oficial militar que surgiu na revista “Our Army at War”, em 1959, criado por Robert Kanigher e Joe Kubert.

“Sargento Rock” foi o primeiro curta animado desta segunda parte do "DC Showcase" desde "Mulher-Gato" de 2011, e traz o personagem titular no comando de uma unidade diferente de todas que já liderou, enfrentando um pelotão de nazistas zumbis, criados como armas, durante a Segunda Guerra Mundial.

O curta sobre a irmã de "Sandman", "Morte", marca a primeira vez em que a personagem saiu das páginas da Vertigo para estrelar uma animação. A história, dirigida e produzida por Sam Liu, acompanha um artista perturbado chamado Vincent que, lutando com seus demônios internos, conhece uma garota que o ajuda a entender e aceitar seu legado criativo e a eventual morte.

A "Morte" é parte dos Perpétuos, família de seres sobrenaturais introduzidos por Neil Gaiman em "Sandman", aparecendo pela primeira vez na oitava edição da série de quadrinhos, publicada em 1989. A simpática moça, uma personificação da morte, se reúne com o recente falecido para orienta-lo em sua passagem para uma nova existência.

O genial Bruce Timm também é o produtor e diretor de “The Phantom Stranger”, animação de terror com o Vingador Fantasma, um dos mais misteriosos heróis da editora em uma trama mística que esbanja bom gosto no uso de cores (marca registrada de Timm) e brinca com o além, a partir de uma visita aos anos hippies da América. O personagem apareceu pela primeira vez em uma antologia de quadrinhos homônima de seis edições publicada em 1952, criada por John Broome e Carmine Infantino.

O curta é situado na década de 1970, onde a jovem Marcie se junta aos seus amigos em uma estranha mansão em ruínas para uma festa organizada pelo misterioso Seth. Quando coisas estranhas começam a acontecer com Marcie e os outros, o Vingador Fantasma intervém para salvá-los de um destino sombrio.

Os cinco novos curtas da antologia "DC Showcase" seguem os antecessores “O Espectro” (2010), “Jonah Hex” (2010), “Arqueiro Verde” (2010), “Superman & Shazam!: O Retorno do Adão Negro” (2010) e “Mulher-Gato” (2011) - todos incluídos nos conteúdos adicionais (como bônus) dos Blu-ray/DVD dos longas do Universo de Animações da DC, lançados pela Warner Bros. Animation.

Matérias Relacionadas