Dirty Projectors lança novo EP Earth Crisis

20.10.2020 | 14h14
Por Janaína Laurindo
Repórter
Dirty Projectors lança Earth Crisis, a penúltima parcela no ciclo de cinco EPs que a banda vem lançando ao longo de 2020

BLOG

Let It Rock

Banda compartilha curta-metragem animado dirigido por Encyclopedia Pictura Estreia via Adult Swim

A música de Earth Crisis tem uma história por trás. Em 2007, Dirty Projectors lançou Rise Above, uma releitura do álbum Damaged (1981), do Black Flag. Posteriormente, Dave Longstreth continuou trabalhando no material, produzindo arranjos das canções para quinteto de sopros e quarteto de cordas. Em fevereiro de 2008, Chris Taylor (Grizzly Bear) gravou esses arranjos na igreja de Greenpoint, Brooklyn, onde gravaram partes de Yellow House e Veckatimest, com Sam Hillmer (Zs, Diamond Terrifier) da vanguarda de Nova York conduzindo. Pouco depois da sessão, Projectors embarcou em uma turnê de três meses; quando eles começaram a respirar, Dave se distraiu escrevendo Bitte Orca e nunca terminou a orquestral Rise Above.

Quando Dave encontrou as gravações perdidas em um HD antigo no ano passado, começou a reformulá-las - com looping, pitch-shifting, desconstruindo - e recriando as colagens orquestrais resultantes com novas melodias vocais. “Para mim parecia um processo ecológico: reciclar, fazer uma nova vida a partir do velho”, diz ele.

Essas colagens formam um terreno harmônico para a vocalista e tecladista de Dirty Projectors, Kristin Slipp, ocupar o centro do palco com seu forte soprano. A criação do Earth Crisis emergiu da metáfora do processo musical - reciclagem, reutilização de materiais - e seu título chegou acidentalmente, um aceno divertido para as lendas do hardcore e para o material de origem, Rise Above. A partir daqui, temas de colapso ambiental e eco distopia se apresentam organicamente nas letras que Slipp e Longstreth escreveram em colaboração.

O EP Earth Crisis foi lançado com um curta-metragem impressionante de mesmo nome escrito e dirigido por Isaiah Saxon, do Encyclopedia Pictura, estúdio de cinema e animação com sede em Los Angeles cujas paixões incluem jardinagem, vilas, amizade, observação científica, ecologia social, aventura e vida no campo. O curta-metragem Earth Crisis apresenta uma mistura especial de medley das canções do EP e conta a história comovente de uma mulher idosa sozinha no deserto ártico.

Matérias Relacionadas