"Doctor Who": motivos para maratonar as 11 temporadas do seriado que entraram no catálogo do Globoplay

16.12.2019 | 17h30 - Atualizada em: 17.12.2019 | 17h26
Anna Rios
Por Anna Rios
Jodie Whittaker é a primeira mulher como Doctor Who

BLOG

Universo Compartilhado

Um dos maiores clássicos da TV voltou ao streaming nesta sexta-feira

Série de ficção científica mais longeva da história, Doctor Who completa 56 anos de existência em 2019. O seriado ganhou seu primeiro episódio em 1963, rendeu 26 temporadas até 1989 e foi retomado em 2005. Desde então, a produção ganhou 11 novas temporadas, que foram todas liberadas no catálogo do Globoplay. 

A novidade deixou os fãs em polvorosa, já que a 12ª fase da era moderna da série será lançada em 2020. Produzido pela BBC Studios, o seriado retrata as andanças do Doutor, um Senhor do tempo do planeta Gallifrey, a bordo da TARDIS, uma máquina do tempo. Assim, ele visita civilizações e ajuda companheiros através dos anos. 

Veja alguns motivos para fazer uma maratona de Doctor Who, que coleciona fãs de diferentes gerações:

1 - Os protagonistas 

Considerado símbolo de uma geração, David Tennant interpretou o Doutor entre 2005 e 2010, período que fez o seriado cativar fãs mais novos. Antes dele, Christopher Eccleston tinha interpretado o personagem, sem gerar muito burburinho.

Na 11ª temporada, a série gerou uma repercussão estrondosa ao colocar uma mulher para viver o Doutor. Jodie Whittaker deu vida ao viajante do tempo e garantiu a maior audiência da história ao seriado. 

David Tennant: um dos atores mais amadosFoto: Divulgação

2 - Personagens especiais

Ao longo de suas 11 temporadas, Doctor Who visita diferentes personalidades. Por isso, assistir ao seriado é como uma aula de história, mas que brinca com as peculiaridades das pessoas. De físicos a presidentes dos Estados Unidos, passando por pintores como Van Gogh (considerado um dos grandes episódios da série), chegando até a escritora Agatha Christie, o Doutor parece não ter limites em suas viagens. E isso é o que torna a produção tão única e divertida. 

Van Gogh, no episódio especialFoto: Divulgação

3 - Participações especiais

Gravada na Inglaterra, Doctor Who aproveita o melhor de sua geração de atores e atrizes para fazer participações especiais. John Cleese (de Monty Phyton), Mark Gatiss (de Sherlock), John Hurt (de Harry Potter) e Sir Ian McKellen (de O Senhor dos Anéis) são alguns deles. 

Por sua forte ligação com cultura pop, a série também já teve participações de Andrew Garfield (de Espetacular Homem-Aranha) e da cantora Kylie Minogue. 

John Hurt em "Doctor Who"Foto: Divulgação

4 - Roteiros

Por muito tempo, Steven Moffat (que também assina textos do seriado Sherlock) foi o grande showrunner de Doctor Who, sendo responsável por mais de 60 episódios. Amado e criticado ao mesmo tempo, ele deixou o projeto na 11ª temporada. 

Nas versões mais antigas, outros nomes da literatura como Neil Gaiman e Douglas Adams (de O Guia do Mochileiro das Galáxias) também já assinaram capítulos do personagem. 

5 - Estreia nova temporada em 2020

Jodie Whittaker será a protagonista novamente como a 13ª doutora. Com previsão de lançamento para 1º de janeiro de 2020, a nova temporada tem no elenco a presença dos atores Mandip Gill, Tosin Cole e Bradley Walsh. Chris Chibnail é a showrunner. 

Matérias Relacionadas