Documentários sobre Ella Fitzgerald e Count Basie terão lançamento digital em setembro

28.08.2020 | 11h27 - Atualizada em: 28.08.2020 | 11h35
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
EllBas22 imagem divulgação

BLOG

Giramundo

Os filmes 'Ella Fitzgerald: Just One Of Those Things' e 'Count Basie: Through His Own Eyes' serão lançados pela Eagle Vision.

A Eagle Rock Entertainment vai celebrar o legado de dois ícones do jazz, com o lançamento de "Ella Fitzgerald: Just One Of Those Things" e "Count Basie: Through His Own Eyes". Esses documentários estarão disponíveis aqui exclusivamente em formato digital no dia 11 de setembro.

"Ella Fitzgerald: Just One Of Those Things" apresenta um olhar profundo e perspicaz sobre a vida da "Primeira Dama da Canção". Dirigido pelo premiado cineasta Leslie Woodhead e produzido pelo romancista Reggie Nadelson, o longa combina filmagens nunca antes vistas com conversas com Smokey Robinson, Tony Bennett, Johnny Mathis, Itzhak Perlman, Norma Miller, o falecido Andre Previn e uma rara conversa com o filho de Ella Fitzgerald, Ray Brown Jr. A jornada de Ella é totalmente explorada, desde sua juventude como uma criança das ruas do Harlem durante a Grande Depressão, até sua ascensão a cantora de jazz renomada, inovadora e superstar internacional.

Conhecido como o “Rei dos Swing”, o lendário líder de banda, pianista e compositor Count Basie é reverenciado por suas realizações musicais. O primeiro afro-americano a ganhar um Grammy, Basie ajudou a elevar o jazz a uma forma de arte séria e respeitada em seus mais de 60 anos de carreira, trazendo o gênero de clubes para salas de concerto. "Count Basie: Through His Own Eyes" mostra o homem por trás da música, enquanto o próprio Basie conta sua história com suas próprias palavras. A biografia reveladora deste pioneiro do jazz, revela as inspirações e paixões do músico, bem como a vida privada e familiar.

O diretor Jeremy Marre trouxe camadas ao documentário com filmes caseiros e álbuns de fotos, enfatizando as conversas de Basie sobre o relacionamento com a esposa Catherine (cujo trabalho em causas afro-americanas a colocou ao lado de Martin Luther King) e o amor protetor e eterno pela filha Diane, que foi diagnosticada com paralisia cerebral. Apresentando performances raras com Frank Sinatra, Billie Holiday, Sammy Davis Jr. e muitos outros, o filme é uma olhar completo, englobando o legado de Count Basie e sua vida pessoal.

Matérias Relacionadas