Ella Fitzgerald: coleção especial celebra encontros com grandes pianistas do jazz

21.01.2020 | 16h10 - Atualizada em: 21.01.2020 | 16h58
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
EF01divulgação

BLOG

Giramundo

A coleção, com pianistas como Ellis Larkins, Paul Smith e Oscar Peterson, será lançada pela Verve Records / UMe em 13 de março.

Pela primeira vez, todas as colaborações de Ella Fitzgerald com célebres pianistas gravadas para os selos Decca, Verve e Pablo serão reunidas no álbum "The Complete Piano Duets". O conjunto será lançado pela Verve Records / UMe no dia 13 de março no formato 'coleção digital 2CD'.

EF02Imagem: divulgação

O álbum duplo inclui anotações detalhadas do respeitado autor e crítico de música Will Friedwald, que escreve: "Fitzgerald era tão boa em tudo - e como qualquer uma das 43 faixas desta coleção deixa claro, a dama do jazz era uma cantora incomparável de canções de amor, uma 'balladeer' por excelência. Como seus colegas mais próximos, Louis Armstrong, Frank Sinatra, Nat King Cole e Billie Holiday, Fitzgerald podia se aprofundar não apenas nas palavras, mas no significado interno de uma música e trazer à tona as verdades profundas que o letrista tinha em mente o tempo todo." - isto te lembra Elis Regina?

Os Duetos de piano completos sequenciam cada faixa em sua ordem de gravação cronológica. Leva o ouvinte para as primeiras sessões com o pianista Ellis Larkins (‘Someone To Watch Over Me,’ ‘But Not For Me’ e ‘I’ve Got a Crush On You’). Depois, com Paul Smith no clássico de Cole Porter ‘Miss Otis Regrets’ e ainda a trilha sonora do filme policial de 1960, "Let No Man Write My Epitaph" ("Algemas Partidas", em português) com ‘Black Coffee’, ‘Angel Eyes’ e ‘I Cried For You’.

A vocalista inigualável se une a Tommy Flanagan em um show na França no registro de 1964 para 'Somewhere In The Night'. E ouviremos também duetos de 1975 com Oscar Peterson nas canções ‘Mean to Me’, ‘How Long Has This Been Going On?’ e ‘April In Paris’.

EF03Imagem: divulgação

Fitzgerald trabalhou pela primeira vez com Ellis Larkins no álbum de 1950, "Ella Sings Gershwin" e o resultado foi tão bom que se reuniram para outro álbum de voz e piano, "Songs In A Mellow Mood", de 1954. Desta vez apresentando uma seleção especial dos padrões de "Great American Songbook". A cantora ocasionalmente voltava ao formato íntimo, incluindo duetos para piano em "Ella Fitzgerald Sings", onde interpretou clássicos de Cole Porter e Duke Ellington.

O principal encontro final de Fitzgerald com um pianista, nesta época em que a coleção retrata, foi no álbum "Ella and Oscar", de 1975, um lançamento com seu colaborador de longa data Oscar Peterson.

"The Complete Piano Duets" será lançado em 13 de março. O material completo com todas as faixas está disponível para visualização e pré-encomenda aqui.

Matérias Relacionadas