Empresas usam toneladas de dados para fazer músicas viralizarem no TikTok

07.12.2020 | 14h55
Marina Martini Lopes
Por Marina Martini Lopes
Editora
A Songfluencer é um exemplo de muitas empresas que tem surgido, especialmente nos Estados Unidos, nos últimos anos: companhias e start-ups que tem o objetivo de coletar dados especificamente do TikTok para analisar, prever e influenciar novas tendências

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Cada vez mais, o caminho para criar um hit começa nas redes sociais

No começo de 2019, Cradles, um single introvertido do cantor Sub Urban, virou hit no TikTok: centenas, depois milhares de usuários começaram a escolher a música como trilha sonora para seus vídeos de quinze segundos - o que, por sua vez, levou a canção a ser cada vez mais executada em plataformas de streaming, e fez a Warner Records oferecer um contrato ao autor. O caminho seguido por Cradles tem sido cada vez mais comum - e almejado - na indústria musical: fazer um hit nascer nas redes sociais, especialmente o TikTok, é receita certa para o lucro.

No meio deste ano, a Warner entrou em contato com a Songfluencer, uma empresa de marketing digital fundada nos Estados Unidos em 2018, responsável por mais de mil campanhas publicitárias via TikTok, para replicar o sucesso de Cradles com a música Freak, produzida por Sub Urban e cantada por Rei Ami. Induzindo certos usuários a adotarem a canção em seus vídeos (especificamente, usuários que não são tão conhecidos por si mesmos, mas que tem relações próximas com influencers), a Soungfluencer conseguiu fazer com que Freak fosse parar em mais de 3,5 milhões de publicações no TikTok.

A Songfluencer é um exempo de muitas empresas que tem surgido, especialmente nos Estados Unidos, nos últimos anos: companhias e start-ups que tem o objetivo de coletar dados especificamente do TikTok para analisar, prever e influenciar novas tendências, especialmente musicais - inicialmente, a Songfluencer trabalhava com o Instagram, mas migrou para o TikTok depois que o até então desconhecido Lil Nas X bombou por lá com Old Town Road.

"Você pode tentar fazer uma faixa decolar ao ir falar com apresentadores de rádio influentes, como Bobby Bones ou Charlamagne tha God, mas também pode simplesmente fazer com que vinte pessoas com 50 mil seguidores cada usem a música em um vídeo", resumiu Sean Pace, um dos fundadores da Songfluencer, em entrevista à Rolling Stone norte-americana.

Louis O'Reilly, programador canadense que também trabalha na empresa, completa: "Nós podemos reunir nossos dados e dizer às gravadoras: 'observando os dados de centenas de milhares de canções, nós podemos ver que esta e esta estão se movendo nesta direção, e é hora de fazer alguma coisa a respeito'."

A estratégia, aparentemente simples, foi usada em canções como (I Hope You) Miss Me, de Joseph Black, que foi de 7,5 mil streams por dia no Spotify para 180 mil streams por dia depois de aparecer no TikTok - além de ter rendido ao músico um contrato com a Capitol Records.

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