Enya compartilha novo vídeo no Youtube

25.03.2021 | 13h40 - Atualizada em: 05.04.2021 | 00h17
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
EN1441Divulgação

BLOG

Giramundo

A cantora e compositora irlandesa, rainha absoluta da chamada 'New Age', acaba de compartilhar um novo vídeo em seu canal oficial do Youtube.

"Watermark" é o segundo álbum de estúdio da cantora, compositora e musicista irlandesa Enya, lançado em 19 de setembro de 1988. O single principal do disco, a faixa 'Orinoco Flow', ganhou o mundo e fez a voz da artista ser conhecida por todos os cantos do planeta. Agora, a faixa-título deste aclamado álbum acaba de ganhar um belo videoclipe no canal oficial da rainha absoluta da chamada 'New Age'.

Após oito álbuns de estúdio, a cantora anunciou que está em estúdio gravando um novo disco e prometeu aos fãs que não fará um hiato tão grande, mas a pandemia parece que atrasou a produção do material. Enya não lançou nenhum novo single desde o álbum mais recente, "Dark Sky Island" (2015).

Enya prefere passar seus dias longe dos holofotes, criando suas composições suaves isolada do mundo no castelo onde mora e em seu estúdio particular situado numa pacata cidade irlandesa. Ela não faz turnês, não desfila nos tapetes vermelhos e não aparece frequentemente em público.

Apesar da falta de interesse da artista em relação às armadilhas da fama, Enya é realmente adorada. Sua legião de fãs mantiveram o álbum "Shepherd Moons", de 1991, nas paradas da Billboard por 238 semanas na época do lançamento. E nos últimos 16 anos, Enya passou cerca de cinco anos e meio no primeiro lugar da parada de álbuns de New Age. É uma façanha impressionante, ainda mais pelo fato de que o álbum de estreia autointitulado mal foi comentado pela imprensa global, diferente do segundo trabalho.

Eithne Ni Bhraonain, mais conhecida como Enya, começou a carreira na banda de sua família irlandesa, Clannad, na década de 1980. Foi lá que conheceu o produtor Nicky Ryan e a esposa, a letrista e poetisa Roma Ryan. O trio - que os fãs chamam de Aigle, em homenagem à gravadora Ryans, ou Team Enya - tem trabalhado juntos desde então. Roma escreve as letras, ocasionalmente em línguas fictícias, e Nicky cria o som etéreo sobrepondo gravações vocais umas sobre as outras e, em seguida, misturando melodias sintetizadas, baladas de piano e percussão, aos vocais exuberantes de Enya. As dezesseis faixas do primeiro álbum homônimo da cantora mostram o grupo trabalhando em direção ao som inconfundível, fluido e sonoro que eles aperfeiçoaram no álbum seguinte, "Watermark".

EN002Imagem: Divulgação

"Watermark" tem suas raízes na música tradicional irlandesa com ritmos e melodias celtas que fluem como água, mas a sonoridade realmente não se encaixa em nenhum gênero estabelecido. Quando Enya lançou 'Orinoco Flow', single principal do disco, a equipe se surpreendeu pois a faixa se tornou número 1 no Reino Unido e em seguida alcançou as paradas dos Estados Unidos, passando 17 semanas no top 10 da Billboard.

Embora "Orinoco Flow" tenha ficado no topo das paradas, não é a única faixa memorável de "Watermark", o álbum ganhou muitos fãs ao redor do mundo, que o ouviam em casa enquanto alinhavam seus cristais e traçavam o mapa astral, ou apenas como trilha sonora de um jantar à luz de velas.

Matérias Relacionadas