Espanha e Portugal nas taças da 2ª edição do ano da Confraria do Vinho Itapema

Por Anna Rios
espumantes - daniel conzi

BLOG

Confraria do vinho

Evento acontece na Alameda Casa Rosa nesta quinta-feira, dia 15 de agosto

Para quatro diferentes momentos, quatro opções de vinhos e espumantes espanhóis e portugueses tomarão conta das taças na proposta enogastronômica do segundo encontro da 11ª edição da Confraria do Vinho Itapema, que acontece nesta quinta-feira, dia 15 de agosto, na Alameda Casa Rosa, em Florianópolis. Ingressos à venda no site Blueticket. A cada jantar os rótulos mudam conforme o cardápio, e as nacionalidades dos vinhos a serem harmonizados revelam agradáveis surpresas ao paladar.

Entre notas terrosas, de flores brancas, mesclas de fruta cítrica, anis, amora, caramelo, e todos os aromas e sabores que uma boa garrafa de vinho reserva, a viagem pelos parreirais europeus começa pela Espanha com o espumante da recepção, o Ophicus Brut Couveé, da Bodega Lozano, que já produziu 150 milhões de litros da bebida desde sua fundação, em 1853, na pequena cidade de Villarobledo. Ainda em terras espanholas, a bodega PradoRey, tradição desde 1503, assina o vinho que acompanhará o primeiro prato, o PradoRey Classic Verdejo Sauvignon 2014.

A despedida do passeio pela Espanha passa pela terra de Dom Quixote, La Mancha, da onde vem as uvas do Marques de Toledo Gran Reserva 2011, que também leva chancela da Bodega Lozano e acompanhará o segundo prato principal. Portugal chega para a sobremesa, com o Alambre Moscatel Roxo de Setubal 2011, versão rosada e mais rara dos vinhos considerados “generosos” na vinícola José Mª da Fonseca, que há seis gerações movimenta a cadeia vinícola em Setúbal.

No cardápio, cuidadosamente elaborado para fazer o vinho ainda mais protagonista da noite, o chef da Alameda Casa Rosa, Renato Stumpf, vai preparar coquetel volante com cinco opções para aperitivar, primeiro e segundo pratos principais, e sobremesa. Com passagens pelo Hotel Mioni Pezzato (Veneto/Itália) e D.O.M (São Paulo), Stumpf vai orquestrar com sua equipe um menu com direito a polvo, risotos, cordeiro e Bavaroise de chocolate branco, dentre muitos outros sabores. Enquanto isso, Alex Copetti, da enoteca Decanter, vai apresentá-los.

A 11ª edição da Confraria do Vinho Itapema conta com o patrocínio da Decanter, Bellacatarina, O Padeiro de Sevilha, Geração Hyundai, Escritolândia e Jazzinn. A AcquaLive SC é um grande apoiador do evento, que tem parceria da Mila Teixeira Eventos e da Galeria Luciano Martins. O evento é uma realização da Itapema FM e Alameda Casa Rosa.

confraria do vinho - josé somensiFoto: Divulgação

Serviço


O quê: Confraria do Vinho Itapema 2019

 

Datas:

2ª edição – 15/08

3ª edição – 12/09

4ª edição – 10/10

5ª edição – 07/11

6ª edição – 12/12

 

Horário: 20h.

 

Onde: Alameda Casa Rosa (Rodovia Admar Gonzaga, 3401 - Itacorubi, Florianópolis)

 

Ingressos: R$160. Podem ser adquiridos no site Blueticket ou nos pontos de venda (Siqlo Beiramar Shopping, Bellacatarina, Decanter, O Padeiro de Sevilha, Geração Hyundai, Escritolândia SC 401 e Jazzinn).

 

Perguntas Frequentes

♦ Há estacionamento no local? Sim

♦ O local do evento é coberto? Sim

♦ Permitido o acesso com câmera fotográfica? Sim

♦ O local possui acesso para deficientes? Sim

♦ O local possui espaço para fumantes? Sim

Matérias Relacionadas