BLOG
Em edição online, o FAM 2020 foi encerrado nesta quarta-feira (30)
O longa colombiano La Pesca Del Atún Blanco, de Maritza Blanco Ruano, sobre uma adolescente envolvida no tráfico de drogas para financiar seus estudos, foi o principal ganhador da Mostra de Longas Ficção Mercosul pelo Júri Especializado do FAM 2020; e Projeção Queer, de Gabriel Turbiani, é o vencedor na Mostra Curtas Mercosul pelo Júri Popular.
O FAM 2020 foi encerrado pela primeira vez com uma cerimônia online, direto do estúdio montado especialmente para o festival, no Hotel Maria do Mar, na noite desta quarta (30), e a participação de uma plateia de mais de 100 pessoas conectadas ao vivo via Zoom - incluindo equipes dos filmes, apoiadores, família, amigos e a equipe do evento, que neste ano chegou à sua 24ª edição consecutiva. Foram ao todo 60 filmes, em 28 sessões, e oito mostras competitivas; programação exibida na plataforma Innsaei.tv, e muita interação nas redes sociais, incluindo duas lives diárias e debates com realizadores de filmes.
Antônio Celso dos Santos, idealizador e diretor-geral do FAM, lembrou das dificuldades deste ano e agradeceu os 600 apoiadores da campanha do Benfeitoria, que não alcançou o objetivo, mas "sensibilizou muitos setores em apoio ao FAM". "Foram 60 dias buscando a realização do FAM", contou Marilha Naccari, diretora de Programação do FAM. "É um grande trabalho de planejamento. Conseguimos realizar em tempo recorde de 21 dias, e tivemos muito apoio para isso." A cerimônia foi apresentada por Alissa Azambuja, com a participação de Tiago Santos, produtor do festival.
Nos Longas Ficção, a escolha do público foi para Pureza, de Renato Barbieri, com Dira Paes (presente na plateia online) como protagonista, e uma dura denúncia ao trabalho escravo no Brasil. "É um olhar afetuoso para aqueles que são apaixonados pelo cinema brasileiro; um filme que tem uma visão humanista ser premiado pelo júri popular é um indicador de esperança", disse a atriz. "O cinema nos dá alento." O diretor Renato Barbieri afirmou que "o filme nos ensinou muito: foram 10 anos lutando para realizar; e receber esse prêmio maravilhoso nos comove muito. Joga luz sobre o drama da escrividão contemporânea rural, quando vivemos um momento dramático no país."
Na mostra Curtas Catarinense, o ganhador é Bença, de Joelmir Zanette, sobre o universo da cultura cabocla de Chapecó. No DOC-FAM, o público escolheu Dorivando Saravá - O Preto Que Virou Mar, de Henrique Dantas, sobre a poética de Dorival Caymmi; e o júri especializado, A Jangada de Welles, de Petrus Cariry e Firmino Holanda, que rememora os acontecimentos envolvidos no documentário It's All True, de Orson Welles.
Na Infantojuvenil, o escolhido do público foi Mi otro hijo, de Gustavo Alonso, sobre um pai e a descoberta do amor incondicional pelo filho nascido com Síndrome de Down. Na Mostra Videoclipe, o público preferiu Mañana, de Ezequiel Torres e Pablo Roldán, sobre as emoções de um homem ao reencontrar memórias perdidas de uma viagem, com trilha é de Usted Señalemelo.
WIP (Work in Progress)
Júri Especializado: Olha pra elas, direção Tatiana Sager
Troféu Panvision
Prêmio Apoiador Mistika, serviços de finalização
Júri Especializado: Ariadne Mazetti (Mistika), Carol Peralta (Graba Film Festival) e Giseli Hilt (Festival de Gramado).
Prêmio especial do Graba Mendoza Festival Audiovisual Iberoamericano participação na edição 2021 + acreditaciones e projeção
Toro, direção de Adriana Bernal Mor y Ginna Ortega
Rally Universitário
GRUPO G3 - Amanda Sant Anna; Thayná dos Santos Cardoso; Eduardo Séllos Rodrigues; Guilherme Inã Ferreira com o videoclipe “E quem vai dizer”, de Estácio Neto.
Premiação: Assinatura por três meses do pacote Adobe Creative Cloud
Cinco cursos on-line, dois da Navega Rotas Criativas e três da Bucareste
Júri Especializado: Marcelo Mendonça, do Canal Bis, Silvio Sato, professor e fã do FAM e Amancay Stumpfs, realizadora
Mostra Infantojuvenil
Júri Popular: Mi otro hijo, direção Gustavo Alonso
Troféu Panvision
Prêmio Apoiador: serviços de locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da Naymar/CiaRio – Prêmio Édina Fujii
Link Digital: DCP
Mostra Videoclipe
Júri Popular: Mañana, direção Ezequiel Torres e Pablo Roldán
Troféu Panvision
Prêmio Apoiador: serviços de locação de locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da parceira Naymar/CiaRio, prêmio Edina Fujii.
Mostra Curtas Mercosul
Júri Popular: Projeção Queer, de Gabriel Turbiani,
Troféu Panvision
Prêmio Apoiador: serviços de finalização da Mistika
Mostra Curtas Catarinense
Júri Popular: Bença, de Joelmir Zanette
Troféu Panvision
Prêmio Apoiador: serviços de locação de locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da acessórios e maquinaria da Naymar/CiaRio, Prêmio Edina Fujii
DCP da Link Digital
Troféu Institucional Águas Santa Rita
ECM
O ouvidor, de Matias Borgström, documentário
Maneki Neko, de Sarahi Echeverria, ficção
Uno, de Verónica Pamoukaghlián e Lucía Aljas, ficção
As fantasias eletivas, de André Gevaerd, ficção
Piscina, de Daniela Cades e Leandro Goddinho, ficção
Prêmio de participação no Salón de Cali 2021
O Julgamento do Século, de Fernando Mamari,
Prêmio: Convidado para o Bolivia Lab 2021
Mostra DOC-FAM
Júri Popular: Dorivando Saravá, O Preto Que Virou Mar, direção Henrique Dantas
Troféu Panvision
Júri Especializado: A Jangada de Welles, direção Petrus Cariry e Firmino Holanda
Troféu Panvision
Prêmio apoiador: serviços de locação de locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da acessórios e maquinaria da Naymar/CiaRio, prêmio Edna Fuji
Serviços de finalização da CineColor
Júri especializado: Bertrand Lira, Alina Hleap e Agustín Macedo.
Mostra Longas Ficção Mercosul
Júri Popular: Pureza, direção Renato Barbieri
Troféu Panvision
Júri Especializado: La Pesca Del Atún Blanco, direção Maritza Blanco Ruano
Troféu Panvision
Prêmio apoiador: Serviços de locação de locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da acessórios e maquinaria da Naymar/CiaRio, prêmio Edna Fuji
Serviços de finalização Dot
Júri Especializado: Marina Toledo, Glória Lara e José Vieira Mendes