Fantastic Negrito aborda brutalidade policial e outros atos de violência em "How Long?"

28.05.2020 | 12h12 - Atualizada em: 28.05.2020 | 12h20
Marina Martini Lopes
Por Marina Martini Lopes
Editora
"How Long?" é a segunda canção divulgada do novo álbum de Fantastic Negrito, "Have You Lost Your Mind Yet?"

BLOG

Mundo Itapema

A canção faz parte de "Have You Lost Your Mind Yet?", novo trabalho do artista vencedor de dois Grammys

Fantastic Negrito, vencedor de dois prêmios Grammy, escreveu uma música intitulada How Long?, confrontando os que estão por trás de tiroteios nas escolas, brutalidade policial e outros atos de violência sem sentido. Na faixa, Negrito pergunta por que as pessoas se desconectaram da humanidade e como nossa cultura atual se tornou um ambiente fértil para esse tipo de comportamento. Agora, o artista lança um vídeo completo para a música, dirigido por Isaiah Frazier. A novidade estreia no Meio-Dia em Ponto, na Itapema, nesta sexta-feira (29).

"Quando eu escrevi How Long?, eu estava conversando com o atirador", ele conta. "É um assunto muito familiar na sociedade norte-americana. Todos nós sabemos quem é o atirador. Ele está isolado, assustado. Talvez ele se sinta traído e, para esconder seu medo, consome imagens e mídias que o fazem se sentir poderoso.”

"Se eu tivesse a chance, diria ao atirador que ele não está sozinho", prossegue Negrito. "Diria a ele que conheço o desespero. Confessaria a ele todas as coisas horríveis que fiz na minha vida. Toda a escuridão, os lares adotivos, predadores sexuais, minha atividade criminosa passada. Eu machuquei muitas pessoas. Fugi de casa aos 12 anos. Vi meu irmão de 14 anos com a cabeça aberta e ajudei minha mãe. Eu limpei o sangue do chão. Eu assisti meu primo de 16 anos ser enterrado em um caixão. Meu melhor amigo foi assassinado em uma barbearia aqui na área liberal e pacífica de Bay Area. Eu sobrevivi a um coma de três semanas, e eu senti como se tudo tivesse acabado, mas não."

How Long? é a segunda canção divulgada do novo álbum de Fantastic Negrito, Have You Lost Your Mind Yet?, que sai via Cooking Vinyl/Blackball Universe no dia 14 de agosto. O disco está disponível para pré-venda, com todas as pré-encomendas acompanhadas por downloads instantâneos de How Long?, assim como do single atual, Chocolate Samurai, que foi apresentado no The Late Show, da CBS, com a série #PlayAtHome.

Have You Lost Your Mind Yet? marca o trabalho de maior alcance de Fantastic Negrito até agora, fundindo elementos de hip-hop, R&B, funk, soul e rock'n'roll em uma síntese própria. Inspirado nos álbuns sociopolíticos vindos dos Estados Unidos no final dos anos 1960 e 1970, o disco mostra Negrito explorando a luta e as complexidades dos problemas de saúde mental, enquanto continua seu exame lírico dos crescentes problemas sociais e políticos de seu país.

"Nos meus dois primeiros trabalhos, escrevi sobre tópicos mais amplos", diz Negrito. "Neste álbum, eu queria escrever sobre pessoas que eu conhecia, pessoas com quem cresci, pessoas cujas vidas eu poderia afetar pessoalmente e cujas vidas me impactaram. Foi o disco mais difícil que eu já escrevi. O que eu quero dizer para essas pessoas e para o mundo? Se eu tivesse a chance, diria a eles que a dor que estão sentindo, a escuridão pela qual passam, é temporária - especialmente se você considerar o tempo de uma vida humana. Eu diria a eles que não podemos combater esses obstáculos sozinhos. Nós precisamos um do outro."

"Have You Lost Your Mind Yet?" marca o trabalho de maior alcance de Fantastic Negrito até agoraFoto: Divulgação

Matérias Relacionadas