Fatoumata Diawara grava vídeo com Gorillaz na Itália

27.02.2020 | 17h34 - Atualizada em: 27.02.2020 | 23h00
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
FDG01divulgação

BLOG

Giramundo

Considerada um dos expoentes da música africana moderna, Fatoumata Diawara sempre leva sua arte a novas direções e desafios. Desta vez o novo projeto é um single com Gorillaz.

A música 'Désolé' marca a segunda parte da série “Song Machine” da banda inglesa. No videoclipe que acompanha o single, o Gorillaz descobre um portal em seus estúdios que se abre para uma doca no Lago de Como, na Itália. Enquanto Damon Albarn e Fatoumata Diawara navegam em uma lancha, o resto da banda aprecia a paisagem, exceto Murdoc, que não consegue atravessar a misteriosa fronteira entre o estúdio e o lago.

FDG02Imagem: divulgação

A série "Song Machine" foi lançada em janeiro com a faixa "Momentary Bliss", apresentando o MC britânico Slowthai e a dupla punk Slaves. O projeto tira a banda da zona de conforto enquanto colabora com uma variedade de músicos e lança novas músicas ao longo do ano.

Russel Hobbs, baterista do Gorillaz, falou sobre a série em comunicado: "Song Machine é uma maneira totalmente nova de fazer o que fazemos. É o Gorillaz quebrando o molde porque o molde envelheceu. O mundo está se movendo mais rápido que uma partícula, então precisamos ficar prontos, preparados para produzir como se não houvesse amanhã."

Atriz, cantora, compositora e ativista, Fatoumata Diawara estabeleceu sua reputação como uma das melhores e mais criativas cantoras do Mali com a força do notável álbum de estréia, "Fatou", gravado há 9 anos. Desde então, ela se envolveu em uma variedade de projetos, incluindo trabalhos com o pianista cubano Roberto Fonseca e com os colegas malianos Amadou & Mariam e Oumou Sangaré.

Entre as colaborações de Diawara com outros músicos, uma em especial é bem conhecida dos ouvintes mais atentos da itapema. Especialmente convidada pela cantora do Caribe, FM Laeti, em seu incrível primeiro álbum de estúdio "It Will All Come Around", Fatoumata divide os vocais com a artista em 'Coco'.

Corajosamente experimental, mas respeitosa com suas raízes, Diawara é a voz da jovem mulher africana na música - orgulhosa de sua herança, mas de olho no futuro. O mais recente álbum de estúdio da artista se chama "Fenfo" (2018) - que se traduz como "algo a dizer" - um trabalho consistente que demonstra sua impressionante gama musical, cobrindo uma variedade de estilos, cercada por uma banda tão talentosa quanto ela.

Há dois meses Fatoumata Diawara realizou uma nova versão para a faixa 'Nterini', um dos destaques de "Fenfo". A releitura saiu pela 'Colors', uma plataforma de estética musical que apresenta talentos excepcionais de todo o mundo, focada em promover os mais novos artistas e sons originais.

Matérias Relacionadas