Pensando Sobre Games: feliz aniversário, Super Mario Bros.!

17.09.2020 | 16h05 - Atualizada em: 18.09.2020 | 11h23
Joana Caldas
Por Joana Caldas
Para o Wii, a Nintendo preparou o que, na minha opinião, é o melhor jogo de plataforma 3D de todos, o Super Mario Galaxy, superando o Banjo-Kazooie.

BLOG

Universo Compartilhado

Em 13 de setembro de 1985 que Mario, junto com seu irmão Luigi, estrearam a aventura no Nintendo 8 bits dirigida pelo gênio Shigeru Miyamoto.

Em 2020, faz 35 anos que o primeiro Super Mario Bros. foi lançado, no Japão. O encanador bigodudo apareceu primeiro nos fliperamas, no jogo Donkey Kong, em 1981. Mas foi em 13 de setembro de 1985 que Mario, junto com seu irmão Luigi, estrearam a aventura no Nintendo 8 bits dirigida pelo gênio Shigeru Miyamoto, e que foi definitiva para o gênero plataforma.

A primeira vez que eu vi um jogo do Super Mario foi no Super Nintendo, só fui conhecer o início da série depois. Eu tinha um Mega Drive e já estava acostumada a correr por aí com o azulão Sonic. Mas Super Mario World, lançado em 1990 no Japão, me encantou. Como não gostar de fases supercoloridas e músicas felizes? O Mario pode ser mais lento que o Sonic, mas ele fazia coisa que o ouriço não podia: voar com uma capa e passear por aí com o Yoshi. Nunca fui boa em Marios 2D, terminei este jogo no Wii com a ajuda de um amigo. E que game!

No Nintendo 64, não gostei do que vi do novo Super Mario, em 1996. Quem conhece este jogo, sabe que não tem demonstração, a tela de início é só o rosto do personagem te encarando na TV das lojas que estavam vendendo o game. Starfox 64 me convenceu a ter o console 64-bit da Nintendo. E quando joguei Super Mario 64 vi o quanto ele era bom, mesmo que, na minha opinião, ele tenha sido superado pelo Banjo-Kazooie. E se você gosta de jogos 3D, pode agradecer o Super Mario 64, que ajudou a definir as mecânicas desse tipo de game nos consoles.

O Mario pode ser mais lento que o Sonic, mas ele fazia coisa que o ouriço não podia: voar com uma capa e passear por aí com o Yoshi.Joana Caldas

Na sequência, veio o Super Mario Sunshine, do Gamecube, em 2002. Eu até tive este jogo, mas confesso que não curti muito a jogabilidade com a água e os cenários e músicas praianos. Acho que não gosto de praia nem no videogame.

Para o Wii, a Nintendo preparou o que, na minha opinião, é o melhor jogo de plataforma 3D de todos, o Super Mario Galaxy, superando o Banjo-Kazooie. Com músicas orquestradas, gráficos lindos e uso extremamente criativo do Wii Remote, o controle em forma de controle remoto, este game é pura diversão e arte. Você nunca sabe o que vai encontrar nos planetas e pegar todas as 120 estrelas é um desafio.

Uma das minhas grandes conquistas gamers eu creio que seja a fase das moedas roxas do Luigi. Você que passou esse sufoco sabe do que eu estou falando: plataformas que se movem o tempo todo ou desaparecem. Uma música superanimada e feliz de fundo, zombando do suor escorrendo em seu rosto. Você conseguiu a estrela, mas e agora, para alcançá-la? Não tem mais onde pisar. Conquistar esta estrela significou para mim uma confiança extra, significou que, se eu persistir, consigo passar nos games. Sempre que passo dificuldade em algum jogo, lembro que já peguei estas malditas moedas roxas. E vai ficar tudo bem.

O Super Mario Galaxy 2 trouxe ainda mais desafios, contudo ainda fico com o primeiro. O Super Mario Odyssey joguei bem pouco na casa de um amigo, então não me sinto à vontade para comentar. O Super Mario 3D World no Wii U... bem, não curti muito. Para mim, ele é mais no estilo dos antigos. E eu já acho que no gênero plataforma 2D tem séries melhores do que Super Mario.

Falando em 2D, a Nintendo reviveu a franquia Super Mario Bros. no DS, com New Super Mario Bros. E já teve sequência no Wii, 3DS e Wii U.

Já que há anos não surge um personagem para tirar do encanador bigodudo a coroa de rei dos jogos de plataforma 3D, desejo vida longa ao Super Mario! Que venham mais 35 anos de aventuras pelo Reino dos Cogumelos!

Capa norte-americaReprodução

* se você tem um Nintendo Switch e assina a Nintendo Switch Online, pode jogar todos os jogos da série Super Mario Bros do Nintendo 8 bits no aplicativo do Nintendinho, inclusive a versão japonesa original do Super Mario Bros. 2, conhecida no ocidente como The Lost Levels.

No aplicativo do Super Nintendo, tem o Super Mario World e o Super Mario All-Stars, que traz os jogos do Nintendinho com melhorias gráficas. Em 18 de setembro, a Nintendo lança a coleção Super Mario 3D All-Stars, coletânea com Super Mario 64, Super Mario Sunshine e Super Mario Galaxy.

Matérias Relacionadas