Primeiro Festival de Música para Crianças de Florianópolis acontece nos dias 9 e 10 de novembro

01.11.2019 | 10h12 - Atualizada em: 03.11.2019 | 11h53
Por Anna Rios
Primeiro Festival de Música para Crianças

BLOG

Mundo Itapema

Evento gratuito vai contar com shows musicais, espetáculos de contação de histórias e brincadeiras infantis

O Hoje é Dia de Jazz Bebê agora ganha status de festival: nos dias 9 e 10 de novembro o projeto traz para Florianópolis atrações do Brasil e de Santa Catarina para apresentações em uma mega estrutura montada no Parque da Luz. Entre os destaques está o projeto Beatles para Crianças, de São Paulo. Serão dois palcos para espetáculos musicais, de contação de histórias e brincadeiras infantis. O primeiro festival de música para crianças da cidade promove também conversas sobre a infância a outras atividades para crianças e adultos durante todo o dia, das 11h às 19h30.

Em caso de chuva, o evento será transferido para o Boulevard 14/32, no Floripa Airport - Aeroporto Internacional de Florianópolis, bairro Carianos. A programação é toda gratuita. Além de dois palcos, a estrutura do festival contempla área de foodtrucks e lounge para descanso.

"Queremos proporcionar conexões entre o universo dos pequenos e música das mais variadas vertentes", afirma a produtora cultural Marina Tavares, do Studio de Ideias. "Acreditamos também que os momentos de contação de história são importantes para resgatar roteiros lúdicos por meio da música e do conto. Além disso, as oficinas permitem variadas experimentações artísticas e musicais, resgatando a essência do brincar e do fazer."

 

Diversidade musical

Estão programadas oito atrações musicais, com estilos que vão rock’n roll ao jazz, passando pela percussão e música brasileira. A seleção das atrações para o festival foi baseada na diversidade musical do conjunto, conforme explica o diretor musical Tiê Pereira. No Dorso do Rinoceronte, Banda de Brincar e Dança das Cordas, projetos reconhecidos pelos trabalhos para crianças, estão no line-up. Outros destaques são o duo francês-argentino Lele Swing, escolhido pela variedade e colorido dos instrumentos; e a banda Jazz Bebê, formação especial para festival que vai fazer música instrumental brasileira e improvisação jazzística. 

"Temos várias texturas musicais na programação. Vai ter jazz, vertentes do jazz, como blues, e trabalhos construídos para o público infantil, como o projeto Primeiros PassosPrimeiras Notas, da Bárbara Damásio, cantora de samba conhecida no Estado, e o Beatles para Crianças", adianta Tiê. "O Cristiano Ferreira, que tem trabalho de blues, vai fazer repertório de trilha de filme infanto-juvenil. O GLIP - Grupo Livre de Percussão, que usa instrumentos não convencionais de percussão, vai trazer um trabalho interativo para a criançada."

 

Beatles para Crianças

A atração musical nacional é a banda Beatles para Crianças.  Desde 2014 a banda vem ensinando a garotada a curtir o rock com música de qualidade e diversão. O quinteto leva as canções do quarteto de Liverpool de forma divertida a crianças de todas as idades. Nos shows, além das canções, o grupo apresenta encenação de histórias, efeitos sonoros, instrumentos musicais inusitados e, claro, um repertório de clássicos dos Beatles.

Com dois discos lançados, o projeto do grupo criado pelos educadores Fabio Freire e Gabriel Manetti busca estimular a musicalização, a iniciação ao rock, a língua inglesa e a inquestionável referência do universo dos Beatles e sua canções. Os espetáculos nascem nas crianças, na escola e na experiência do contato diário com as famílias. A banda Beatles Para Crianças é composta por Fabio Freire na guitarra e voz, Gabriel Manetti na voz, Eduardo Puperi na guitarra e teclado, Johnny Frateschi no contrabaixo e Humberto Zigler na bateria.

 

Brincadeira o dia inteiro

Além de boa música, o festival promove contação de história e atividades artísticas já tradicionais do projeto Hoje é Dia de Jazz Bebê:  oficinas de arte e música, interação musical, jogo educativo Paralelepípedo Poema, Ninho da Leitura e sorteio de brindes. A novidade é o Roteirinho Guiado pelo Parque da Luz, um tour para conhecer a história do Parque. 

Outra novidade é o Sarau para Crianças, proposta que oferece ao público infantil três momentos de interação com sons e palavras: um espetáculo, brincadeiras e oficina. Outro momento que promete envolver a criançada é a apresentação do espetáculo Dona BIlica e o Boi de Mamão. 

 

Festival Hoje é Dia de Jazz Bebê 

Quando: sábado (9) e domingo (10), das 11h às 19h30
Onde: Parque da Luz (Rua Felipe Schmidt, Centro, Florianópolis). Em caso de chuva o evento será realizado no Boulevard 14/32, localizado dentro do Aeroporto Internacional de Florianópolis
Evento gratuito

 

Programação

Sábado, 9/11

11h 

- Abertura do Parque

- Início das Atividades do Bazar Kids

- Abertura do Espaço Gastronômico

- Início das Atividades Educativas

Ninho da Leitura com Cia Mafagafos

Oficinas educativas

Oficina de Arte

 

Palquinho

11h30 - Papo de Mãe (Espaço Pandora) // Guia Manezinho
12h30 - Contação de Histórias (Núcleo Pé de Vento)
13h10 - Atração musical: No Dorso do Rinoceronte

15h20 - Contação de histórias com Cia Mafagafos

17h - Atração musical: Danças Das Cordas

 

Palco Jazz Bebê

14h10 - Interação Musical - GLIP

16h - Atração musical: Banda Jazz Bebê

18h - Atração musical: Blues para Crianças


 

Domingo - 10/11

11h

Abertura do Parque

Início das Atividades do Bazar Kids

Abertura do Espaço Gastronômico

Início das Atividades Educativas (Paralelepipedo// Oficina Educativa// Ninho da Leitura// Oficina de Arte)

 

Palquinho

11h30 - Conversa de pais (Espaço Pandora) / Guia Manezinho

12h30 - Contação de Histórias com Sarau Para Crianças

13h10 - Atração musical: Banda de Brincar

15h20 - Contação de Histórias com Dona Bilica (fantoches)

17h - Atração musical: Barbara Damásio

 

Palco Jazz Bebê

14h10 - Interação Musical: GLIP

16h - Atração musical: Lele Swing

18h - Atração musical: Beatles para Crianças

Matérias Relacionadas