Filme sobre a vida de Billie Holiday ganha primeiro trailer

09.09.2020 | 07h43 - Atualizada em: 09.09.2020 | 07h52
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
BilH14 imagem divulgação

BLOG

Giramundo

"Billie", vai mergulhar na vida de Billie Holiday com a ajuda de horas de entrevistas nunca antes divulgadas.

O documentário é centrado em cerca de 200 horas de entrevistas inéditas que Linda Lipnack Kuehl conduziu durante os anos 1960 para uma biografia de Billie Holiday que nunca tinha sido concluída. As fitas apresentam conversas sobre a artista realizadas com grandes nomes como Tony Bennett, Charles Mingus, Sylvia Syms e Count Basie. Além de estrelas da música, também há testemunhos de amigos de escola, advogados e até de agentes do FBI que prenderam Holiday por posse de drogas.

BH45Imagem : Divulgação

"Billie" investigará a notável carreira musical da artista, seu impacto cultural e o papel que a cantora norte-americana teve como ativista. O novo trailer destaca especificamente sua clássica canção de protesto de 1939, "Strange Fruit". Essa chocante música sobre os horrores dos linchamentos nos Estados Unidos não foi apenas o maior sucesso de Billie Holiday, mas também se tornaria uma das mais influentes canções de protesto do século XX – e que continua a nos dizer sobre violência racial nos dias de hoje. Em 1999, a música foi escolhida pela revista Time como a "canção do século", e a história de como Strange Fruit foi concebida tornou-se lendária. Na voz de Billie Holiday, um poema de três estrofes escrito em 1936 por Abel Meeropol – um professor universitário de Nova Iorque – se transformou em um dos maiores hinos de toda a história contra a violência racial.

O trailer de "Billie" também mostra fotografias e vídeos de arquivo restaurados e recém-coloridos que serão incluídos no material junto a edição de horas de entrevistas inéditas. O documentário será lançado nos cinemas dos EUA no dia 13 de novembro. Os selos Verve e UMe também lançarão a trilha sonora oficial do filme na mesma data de estreia.

Matérias Relacionadas