Filme sobre Adoniran Barbosa estreia no Paradigma Cine Arte, em Florianópolis

19.02.2020 | 11h38 - Atualizada em: 19.02.2020 | 11h56
Anna Rios
Por Anna Rios
 Adoniran Barbosa

BLOG

Mundo Itapema

"Adoniran - Meu Nome É João Rubinato" será exibido a partir desta quinta-feira, dia 20

Considerado o maior sambista paulista, Adoniran Barbosa é tema do filme documentário Adoniran - Meu Nome É João Rubinato, dirigido por Pedro Serrano. O longa estreia no Paradigma Cine Arte nesta quinta-feira, dia 20, na sessão das 14h. A programação ainda traz Parasita, vencedor de quatro Oscars, e os filmes De Quem é o Sutiã e O Último Amor de Casanova, além do documentário Com Amor Van Gogh - O Sonho Impossível.

Autor de sucessos como Trem das Onze e Saudosa Maloca, Adoniran Barbosa tinha São Paulo como personagem de suas canções e radionovelas. Por meio de imagens raras de arquivo, o documentário conta a história do cantor, compositor, ator e humorista que faleceu em 1982.

Outros filmes na programação de 20 a 26 de fevereiro:

Com Amor Van Gogh – O Sonho Impossível, de Miki Wecel, às 15h50, com exibição exclusiva do Paradigma - O documentário mostra em detalhes a jornada de dez anos de trabalho de cineastas para criar o filme Com Amor, Van Gogh, o primeiro de animação feito completamente com pinturas. Foram realizadas 65 mil pinturas a óleo sobre tela com a mesma técnica utilizada pelo artista holandês.

De Quem é o Sutiã de Veit Helmer, às 17h05, com exibição exclusiva do Paradigma Prestes a se aposentar, o maquinista Nurlan faz sua última viagem até Baku (Azerbaijão). Chegando na cidade, seu trem esbarra em um varal, derrubando um sutiã azul. Temendo dias solitários, ele decide partir para uma aventura inusitada em busca da dona da peça.

Parasita, de Bong Joon Ho, às 19h00 - Premiado como melhor filme, filme internacional, roteiro original e direção no Oscar 2020, a trama acompanha duas famílias de classes sociais distintas. Os Park são ricos e vivem em uma mansão cercados de luxos. Já os Kim são pobres e vivem em um porão apertado. Aos poucos, os Kim vão se infiltrando ardilosamente na vida dos Park, realizando serviços distintos e fingindo ser o que não são.

O Último Amor de Casanova, de Benoît Jacquot, às 21h30, com exibição exclusiva do Paradigma - Perto da morte, o compositor Giacomo Casanova relembra o único amor marcante de sua vida. Amante da diversão e esbórnia, ele deixa o exílio e parte para Londres, onde conhece Marianne de Charpillon, uma prostituta que não se entrega a seus flertes. A relação breve e frustrada envolve jogos de poderes e manipulação entre os dois libertinos.

Matérias Relacionadas