Confira a lista de filmes indicados para o Festival de Cannes 2021

07.06.2021 | 14h31 - Atualizada em: 09.06.2021 | 07h14
Metrópoles
Por Metrópoles
Festival de Cannes 2021 filmes

BLOG

Mundo Itapema

Edição do ano passado foi cancelada em virtude da pandemia

A lista de indicados para a 73ª edição do Festival de Cannes foi divulgada na última semana. Neste ano, a tradicional premiação do cinema que ocorre na França acontecerá entre os dias 6 e 17 de julho, depois de ter sido cancelada em 2020, em virtude da pandemia de covid-19.

Na lista de filmes selecionados para concorrer à Palma de Ouro não há presença de produções brasileiras; contudo, O Marinheiro das Montanhas, do cearense Karim Ainouz, será exibido na mostra Sessões Especiais.

Além deste, o Brasil participa com a RT Features. A produtora de Rodrigo Teixeira é responsável por Bergman Island, filme que rendeu a indicação da cineasta Mia Hansen-Love ao festival.

Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total.

Cannes será primeiro grande evento presencial do cinema após covid-19

Além do grande prêmio em questão, a Palma de Ouro, outro fato atraiu olhares de todo o mundo ao festival de Cannes deste ano: o formato presencial. O período de realização do evento coincide com uma fase de flexibilização das medidas de contenção do coronavírus no país europeu.

Por isso, na maré contrária das tradicionais premiações da sétima arte realizadas neste ano, como o Oscar e o Globo de Ouro, Cannes não terá realização virtual ou híbrida, e contará com a presença do público no local do festival.

Entre os estudiosos do cinema e os profissionais da área, o formato divide opiniões.

Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total.

Matérias Relacionadas