Game com Mário de Andrade permite passear por São Paulo em plena pandemia

27.07.2020 | 14h51
Por Folhapress
Mário de Andrade

BLOG

Universo Compartilhado

Jogo para celular deve ser lançado até o fim do ano

Esqueça por um instante a pandemia do novo coronavírus. Imagine agora o escritor Mário de Andrade (1893-1945) perambulando pelo centro da capital, no começo do século passado, atrás das frases perdidas do livro "Paulicéia Desvairada". Na história, que ultrapassa os limites do surreal, o poeta pretende mostrar sua obra, no dia seguinte, aos amigos e ao público na Semana Moderna de 1922. Contudo, o livro é roubado por um homem que viajou no tempo e acaba, após uma confusão, tendo as suas partes espalhadas pelo centro histórico.

Esse é o enredo do game que o redator e designer Fifo Lazarini, 37 anos, lança para celular até o fim do ano. A ideia principal é que a novidade ajude como complemento ao conteúdo escolar, mas que possa interessar também aos entusiastas da literatura em geral. O cenário reconstrói a cidade em três dimensões e mostra monumentos históricos como o Theatro Municipal, a praça Ramos, o vale do Anhangabaú, a rua Direita, a igreja da Sé (ainda em construção) e o páteo do Colégio.

Bondinhos e carros da época também ganham uma nova versão no game. Seguindo uma certa estratégia, o jogador deve ser muito preciso para obter todas as frases perdidas de "Paulicéia Desvairada" em um curto espaço de tempo. O produto custará R$ 5 reais e já tem etapas desenvolvidas na internet. O Instagram @osandradesgame possui o link para a campanha de financiamento coletivo promovida por Lazarini.

"A intenção do game não é apenas estar inserido no cenário da pandemia, mas, sim, ultrapassá-lo", afirma o criador. "Com muitas crianças, adolescentes e pré-vestibulandos aprendendo dentro de casa e utilizando meios digitais para aprender a distância, também será possível aprender via videogame. A intenção é que ele não substitua as aulas, mas que seja uma suplementação educacional barata e acessível para todos", completa Lazarini.

O projeto completo do game inclui ainda mais dois jogos, com outros dois importantes escritores da literatura brasileira: Oswald de Andrade (1890-1954) e Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). O segundo tem início quando acaba o primeiro e mostra Oswald, por sua vez, atrás das frases de seu livro "Os Condenados". Já o jogo com Drummond será ambientado na cidade natal do mineiro, Itabira.

Matérias Relacionadas