Gil Scott-Heron e Brian Jackson recebem álbum tributo

02.04.2020 | 19h57 - Atualizada em: 02.04.2020 | 20h21
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
GSH01 Divulgação

BLOG

Giramundo

A colaboração frutífera entre o músico e poeta Gil Scott-Heron e o multi-instrumentista Brian Jackson será o foco de um próximo tributo. O LP foi revelado quarta-feira pra comemorar o que seria o 71º aniversário de Scott-Heron se estivesse vivo.

"Carry Me Home: A Reggae Tribute to Gil Scott-Heron & Brian Jackson", previsto para 27 de maio, é uma criação do grupo de reggae de Washington DC, The Archives, juntamente com Eric Hilton, da Thievery Corporation, que recrutou artistas como Raheem DeVaughn, o poeta Mutabaruka, Puma Ptah, Addis Pablo e Kenyatta Hill, para o tributo.

Brian Jackson, que gravou renomadas colaborações com o falecido Scott-Heron, como o histórico álbum "Pieces of a Man", também aparece em três faixas de "Carry Me Home".

GH02Imagem:Divulgação

Entre os trabalhos mais celebrados de Gil Scott-Heron, o álbum "Pieces of a Man" (1971) revolucionou a música negra e deu os passos iniciais para a criação do hip hop nos anos 1980. As bases eram apoiadas em conceitos de soul music, jazz e blues, muito por conta da excelente banda de apoio que, entre outros, tinha o incrível baixista Ron Carter, que tocou no segundo quinteto de Miles Davis, e o pianista Brian Jackson. O disco é um exemplo de como a poesia urbana estava muito interligada à essência da música negra.

Um dos discípulos desse legado comentou: "Estou meditando a maneira correta de abordar esse projeto há alguns anos", disse Darryl "Trane" Burke, do The Archives, sobre o tributo Carry Me Home. "Tive a sorte de crescer em uma casa onde as músicas de Gil e Brian tocavam frequentemente ao lado de The Wailers, Burning Spear, Steel Pulse e muitos outros. O reggae também é apelidado de 'Island Soul', o que para mim torna este cenário perfeito para apresentar a música através de uma lente diferente, destacando simultaneamente as semelhanças." 

"Como as composições de Gil, o reggae contém elementos de jazz e soul", acrescentou Hilton. "É o cenário perfeito para as revolucionárias letras pan-africanistas de Gil."

"Carry Me Home: A Reggae Tribute to Gil Scott-Heron & Brian Jackson" será lançado digitalmente e em vinil duplo de edição limitada com mixagens estendidas e uma faixa bônus no dia 27 de maio. Confira o destaque, a faixa "A Toast to the People", que recebe uma nova roupagem do The Archives com a participação especial de Raheem DeVaughn.

Matérias Relacionadas