Gravações inéditas de João Gilberto são disponibilizadas para comemorar o 90º aniversário do músico

10.06.2021 | 14h21 - Atualizada em: 11.06.2021 | 01h02
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
JOG124Divulgação

BLOG

Giramundo

Cerca de 20 músicas inéditas estão disponíveis 'on line' para celebrar o 90º aniversário do mestre da bossa nova.

Uma série de canções de João Gilberto, entre 20 inéditas, foram disponibilizadas 'online' pelo Instituto Moreira Salles, para comemorar o aniversário de um dos fundadores da Bossa Nova, que se estivesse vivo, completaria hoje, 10 de junho, 90 anos. As músicas, que podem ser ouvidas na página oficial do Instituto Moreira Salles, foram gravadas em 1959 e 1960, no começo da carreira de João Giberto, na casa de um amigo, o jurista, músico e cronista Carlos Coqueijo Costa, em Salvador.

Os registros desta sessão, com um total de 25 canções, se juntam as de uma segunda sessão, gravada em novembro de 1960, com mais 11 músicas, das quais seis "nunca entraram na discografia" de João Gilberto, esclarece o instituto. É a primeira vez que estas gravações são tornadas públicas, graças a viúva de Carlos Coqueijo Costa que passou os registros para cassete, que, por sua vez, foram digitalizadas e cedidas pela pesquisadora Edinha Diniz à Rádio Batuta, a rádio 'online' do Instituto Moreira Salles.

No site Rádio Batuta é possível ouvir, por exemplo, uma interpretação de "Doralice" apenas com o assobio afinado de João Gilberto, ou uma versão de "Cheek To Cheek", com Astrud Gilberto, além de "O Samba Da Minha Terra", "Manhã De Carnaval" e "Eu Sei Que Vou Te Amar". Confira todo o material aqui.

Matérias Relacionadas