"Host": o assustador filme de terror gravado via videoconferência

05.08.2020 | 10h10 - Atualizada em: 12.08.2020 | 12h13
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
Hst1 imagem divulgação

BLOG

Universo Compartilhado

Terror em tempos de isolamento social, 'Host' usa videoconferência demoníaca para dar medo e consegue um resultado tão assustador quanto surpreendente.

O confinamento devido ao coronavírus serviu, em muitos casos, para estimular a criatividade, a ponto de criar novos subgêneros cinematográficos. Host, do diretor britânico Rob Savage, é um filme de terror feito inteiramente por videoconferência, com os próprios amigos do diretor como protagonistas. O resultado é tão assustador quanto surpreendente.

“Eu sou obsessivo por streaming de terror. Quando a quarentena começou, passei semanas maratonando, então me deparar com a estreia de um novo filme apenas alguns meses depois é incrível. O estúdio entendeu o potencial desse pequeno filme maluco desde o primeiro dia e nos apoiou totalmente em fazê-lo à nossa maneira. Foi um processo tão gratificante e o produto final é algo de que todos temos orgulho. Espero que esta seja a primeira de muitas colaborações”, revelou o diretor.

Não é o primeiro longa de terror filmado por Rob Savage, famoso por seu curta-metragem, Salt, de 2017. Para este novo e arriscado projeto, ele ainda precisava que seus próprios amigos se encarregassem de aspectos como maquiagem, figurino ou mesmo a captação da câmera:

"Existem inúmeros pequenos detalhes para assustar as pessoas, o que os protagonistas precisaram aprender é onde colocar a câmera, qual posição usar e qual não usar", explicou o diretor. "Então, analisamos vários filmes de terror e descobrimos por que eles eram assustadores, quais técnicas eram usadas. Logo tínhamos um ponto de referência quando estávamos discutindo como filmar".

O longa está tendo um resultado muito positivo e ganhou elogios da crítica, como o The New York Times e o jornal Austin Chronicle. Rob Savage, de 28 anos de idade, decidiu fazer o filme após uma brincadeira entre ele e os amigos em uma chamada de vídeo viralizar. O processo de gravação e edição durou 12 semanas, realizados remotamente. Tudo foi feito respeitando as regras de distanciamento social – o que, inclusive, convenceu o gerente da plataforma Shudder, especializada em filmes de terror e suspense, a divulgar o filme. Infelizmente, a plataforma ainda não está disponível no Brasil.

Matérias Relacionadas