Itália e Serra Gaúcha são os berços dos rótulos da Confraria do Vinho desta semana

09.10.2019 | 14h45 - Atualizada em: 09.10.2019 | 14h50
Por Anna Rios
Confraria do vinho

BLOG

Confraria do vinho

Com direito ao lançamento do Quarteto Itapema, o encontro acontece nesta quinta-feira (10), na Alameda Casa Rosa

O frescor e o aroma da primavera inspiraram a seleção da sommelier Regina Essemburg na composição da carta de vinhos que harmonizarão o quarto jantar da Confraria do Vinho Itapema em 2019; amanhã, quinta-feira, 10 de outubro, a partir das 20h, na Alameda Casa Rosa. Fio condutor do evento, a sequência dos rótulos vai acompanhar o coquetel, primeiro e segundo pratos, mais a sobremesa desenvolvidos pelo chef Renato Stumpf, que tem passagens pelo Hotel Mioni Pezzato (Veneto/Itália) e D.O.M (São Paulo).

Como de costume, a recepção dos convidados será com espumante, desta vez uma BOSSA N°1, BRUT, da vinícola Hermann. Com vinhedos na Serra Gaúcha, o rótulo harmonizará com croquete de queijo Gruyère, bisque de camarão, ova e brioche, polvo, creme azedo e presunto cru, brandade de bacalhau e steak tartare de mignon, gema e cebola servidos no coquetel-entrada.

Para harmonizar com o primeiro prato, Regina - que tem formação na AIS, Associazione Italiana de Sommeliers, na Wine e Spirits Education Trust, de Londres, e está há mais de 20 anos tratando do assunto à frente da Enoteca Decanter - optou por um passeio pela Itália com o Rosato di Toscana, da vinícola Renzo Masi, com sede na Toscana. O vinho rosé vai acompanhar terrine de salmão, abacate e pepino. Na sequência, o passeio pela Itália continua, mais precisamente pela Sicilia, com o Paccamora Nero D´Avila, um tinto assinado pela vinícola Curatolo Arini, em atividade desde 1875. Filé mignon, risoto de queijo parmesão e cogumelo será o segundo prato servido e harmonizado com o paladar italiano na noite.

A panna cotta de bergamota, cumaru e cupuaçu da sobremesa trará de volta à mesa a Serra Gaúcha, com mais um rótulo da vinícola Hermann, desta vez o Bossa N °4, Moscatel que promete deixar um gosto de quero mais entre os convidados.

Confraria do vinhoFoto: Divulgação

Novidade no cardápio musical

Este será o quarto dos seis encontros da Confraria do Vinho Itapema em 2019, e o público pode aguardar também por delícias musicais na harmonização da noite. O Quarteto Itapema será lançado sob a batuta de Rafael Calegari, compositor, contrabaixista e arranjador com mais de 20 anos de experiência, 8 CDs gravados com grupos de música instrumental, e participações em mais de 100 trabalhos fonográficos. Na estreia do Quarteto Itapema na Confraria do Vinho, Rafael contará com as participações do multi-instrumentista Neto Fernandes, do cantor e guitarrista Dinho Stormowski, e do saxofonista Braion Jhonny para um repertório repleto de releituras de jazz e blues com pitadas autorais.

Confira o cardápio completo do 4º encontro da 11º edição da Confraria do Vinho Itapema, um evento com parceria da enoteca Decanter, Flor de Liz, Escritolândia, Bellacatarina, Padeiro de Sevilha, AcquaLive, Geração Hyunday e Luciano Martins.

 

Coquetel: Croquete de queijo Gruyère, Bisque de camarão, ova e brioche, Polvo, creme azedo e presunto cru, Brandade de bacalhau e Steak tartare de mignon, gema e cebola

Harmonização: BOSSA N°1, BRUT - Cave Hermann - Serra Gaúcha / O nariz apresenta frutas cítricas e florais com leves notas tostadas. Frescor e cremosidade. Uva Chardonnay.

Primeiro prato: Terrine de salmão, abacate e pepino

Harmonização: ROSATO DI TOSCANA - Renzo Masi – Toscana / Envolvente frutado (framboesa, cereja), pêssego e rosas. Delicado, vibrante, suculento final. Uva Sangiovese.

Segundo prato: Filé mignon, risoto de queijo parmesão e cogumelo

Harmonização: PACCAMORA NERO D´AVOLA - Curatolo Arini – Sicília / Nariz de violeta, ameixa e pimenta branca. Envolvente, macio, final elegante e suculento. Uva Nero d´Avola.

Sobremesa: Panna Cotta de bergamota, cumaru e cupuaçu

Harmonização: BOSSA N°4, MOSCATEL - Cave Hermann - Serra Gaúcha / Nariz rico em frutas tropicais, mel e flores brancas. Cremoso e adocicado.

Confraria do vinhoFoto: Divulgação

Serviço

O quê: Confraria do Vinho Itapema 2019

Datas:

4ª edição – 10/10

5ª edição – 07/11

6ª edição – 12/12

Horário: 20h.

Onde: Alameda Casa Rosa (Rodovia Admar Gonzaga, 3401 - Itacorubi, Florianópolis)

Ingressos: R$160. Podem ser adquiridos no site Blueticket ou nos pontos de venda (Siqlo Beiramar Shopping, Bellacatarina, Decanter, O Padeiro de Sevilha e Escritolândia SC 401)

Matérias Relacionadas