Batman Versus Silêncio

30.07.2019 | 18h28 - Atualizada em: 04.08.2019 | 01h14
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
BATVSHUS

BLOG

Universo Compartilhado

"Batman: Hush" é a nova animação da DC Comics que adapta a série dos quadrinhos "Batman Silêncio", lançada em 2002.

A animação teve sua estréia mundial na San Diego Comic Con em 19 de julho de 2019, disponibilizada estrategicamente através de streaming digital, no dia seguinte, 20 de julho. A versão em alta resolução em 4K Ultra HD, Blu-ray e DVD vai chegar ao mercado no dia 6 de agosto.

BATHUSFoto: divulgação

A narrativa segue, de forma resumida, a história dos quadrinhos publicados em 12 números durante um ano, com desenhos do mestre Jim Lee e roteiro escrito por Jeph Loeb, uma parceria de qualidade extrema. Loeb é um escritor insanamente talentoso que contribuiu muito para a mitologia do Batman ao longo dos anos. Seu brilhantismo é notável também em outra HQ -  "Batman: The Long Halloween", uma das mais cultuadas dos fãs do 'homem-morcego'.

Jim Lee, desenhou a arte do quadrinho 'Hush original' e, agora, 17 anos depois, foi chamado para desenhar a capa do Blu-ray / DVD e homenagear sua própria arte. Um bom exemplo da qualidade do material dos quadrinhos, que não entrou na animação, são as cenas de 'flashbacks' - nestas cenas, Jim Lee usou um traço diferente, uma paleta de cores mais leve, mais puxada para o azul, que remete realmente a um 'sonho', um 'flashback'. Isso seria muito legal de ver na animação, não só pra desenvolver melhor a relação dos personagens mas para apresentar um recurso visual que ajuda a enriquecer a trama. Isso pode deixar muitos fãs decepcionados, apesar de não comprometer o resultado. A arte de Jim Lee nesta história é uma das mais aclamadas de todos os tempos, quando se trata do 'Cavaleiro das Trevas'.

Os melhores momentos da clássica HQ até foram adaptados para a animação, mas nos padrões dos traços usados atualmente pela DC Comics nas animações lançadas nos últimos anos.

BATHUSHQFoto: divulgação

A DC geralmente é bem recebida com elogios e expectativas pelos fãs. Nas animações, diversos arcos e personagens foram adaptados tendo como fonte a base original. A editora tem em sua história um enorme reconhecimento, marcando diversas gerações. As vezes com acertos outras não.

O que podemos chamar de “universo animado compartilhado” da DC Animation ficou sob a tutela do animador e diretor Jay Oliva, um dos maiores profissionais da área, mas outros animadores de peso contribuem com a criação deste universo também. A cada ano a franquia animada se expande ganhando mais mitologia e desenvolvimento.

O ponto de virada começou em 2013 com “Justice League: The Flashpoint Paradox”, onde Jay Oliva conseguiu criar uma base reformulada para os futuros filmes e se aproximar dos "Novos 52", arco dos quadrinhos que 'rebootou' os personagens da DC. Sem dúvida uma das melhores animações nesta fase de revitalização dos personagens é "Batman: Hush".

O aspecto mais interessante dessa adaptação foi como eles levaram tempo para aprofundar o relacionamento entre Batman e Mulher-Gato, adicionando mais camadas de complexidade aos personagens. Nos quadrinhos, o destino de seu relacionamento é deixado incerto. No entanto, nesta iteração o resultado é concreto e absoluto. Não há retorno. Isto, provavelmente, terá impacto no Batman como personagem dentro do contexto das animações da DC, daqui para frente.

As pequenas mudanças entre HQ/Animação, não chegam a estragar a experiência. Para quem curte adaptações bem produzidas e gosta de apreciar uma história sendo contada com elementos diferentes, é um prato cheio. Como quadrinho, "Batman Silêncio" é impecável do jeito que foi feito. Como animação, as alterações que foram feitas fazem bastante sentido dentro deste 'universo de animações da DC', que já está consolidado.

Matérias Relacionadas