"El Camino": o que você precisa saber antes de assistir ao filme de "Breaking Bad"

10.10.2019 | 17h30 - Atualizada em: 11.10.2019 | 14h31
Marina Martini Lopes
Por Marina Martini Lopes
Editora
Aaron Paul volta em "El Camino" para mostrar a continuação de "Breaking Bad"

BLOG

Universo Compartilhado

Longa dá continuidade à história de Jesse Pinkman, interpretado pelo ator Aaron Paul

2008 foi intenso para a televisão. O início do ano foi marcado pela greve dos roteiristas, que paralisou diversas produções. Séries como Lost, Mad Men, Prison Break, 30 Rock e House estavam no auge. No meio de tudo isso, surgiu Breaking Bad, com um enredo que mostrava um professor de química com câncer terminal abrindo um laboratório de drogas para ganhar dinheiro antes de sua morte e, assim, deixar uma herança gorda para a família.

Três meses depois, o ator Bryan Cranston, que interpretou o professor Walter White, foi eleito o Melhor Ator em Série Dramática no Emmy  - e acabou conquistando o tricampeonato, vencendo a mesma categoria nos dois anos seguintes. Em 2013 e 2014, o seriado garantiu o título de Melhor Série Dramática na premiação.

Essa contextualização toda foi apenas para mostrar o quanto Breaking Bad chamou atenção no início da década de 2010, tanto da crítica quanto dos fãs, que pediram para que a série não acabasse na quinta temporada.

Seis anos após o fim do seriado, a Netflix resolveu dar um jeito de continuar com a história. Com roteiro e direção de Vince Gilligan, criador da série, estreia nesta sexta-feira (11) El Camino: A Breaking Bad Movie, longa que irá promover um reencontro dos fãs com o personagem Jesse Pinkman e com o ator e também vencedor do Emmy Aaron Paul.

Confira o que você precisa saber antes de assistir ao filme:

A fuga

Jesse (Aaron Paul) aparece irreconhecível nas primeiras cenas de "El Camino"Foto: Divulgação

El Camino irá retomar a história de Breaking Bad momentos após Felina, último episódio da série, exibido no dia 29 de setembro de 2013. No fim do seriado, White (Cranston) salva seu parceiro Jesse (Paul) de um cativeiro, onde ele era mantido como refém e escravo por bandidos rivais. Jesse se recusa a matar o professor e amigo e acaba fugindo de carro. O veículo usado na fuga, um Chevrolet El Camino 1978, serviu de inspiração para o título do filme.

No longa, Aaron Paul volta a viver Jesse Pinkman, que agora precisa acertar as contas com o passado para conquistar um futuro. As imagens já divulgadas pela Netflix colocam o personagem fugindo e praticamente irreconhecível fisicamente.

Outros reencontros

Matt L. Jones e Charles Baker em "El Camino"Foto: Divulgação

O filme terá ao menos 10 personagens mostrados na série. Entre os conhecidos, além de Paul, estão os atores Matt L. Jones e Charles Baker, que viveram no seriado Badger e Skinny Pete, respectivamente.

Outra curiosidade é a volta de um personagem que foi assassinado na última temporada da produção: o segurança Mike Ehrmantraut, interpretado por Jonathan Banks, deve aparecer em alguma cena de flashback. Banks também apareceu em Better Call Saul, série derivada de Breaking Bad.

E Walter White?

Jesse (Aaron Paul) e White (Bryan Cranston) em cena em "Breaking Bad"Foto: Divulgação

O roteiro de El Camino é mantido em sigilo pela Netflix. E, por isso, ainda não sabemos se Walter White estará presente no filme. No último episódio do seriado, o protagonista de Breaking Bad supostamente morreu com um tiro. Porém, a esperança dos fãs é de que o professor apareça, ao menos em flashbacks.

O ator Bryan Cranston esteve presente no lançamento oficial do filme em um evento promovido pela Netflix na última segunda-feira (7). Porém, como grande parte do elenco da série também estava presente, isso não nos diz muita coisa.

O que rever

Episódio "One Minute", da terceira temporada, pode ser revisto antes do filmeFoto: Divulgação

A dica vem do próprio Aaron Paul, que em agosto deste ano postou no Twitter um trecho de One Minute, sétimo episódio da terceira temporada de Breaking Bad. Na cena, seu personagem recusa uma proposta feita por White e acusa o professor de ter destruído a sua vida.

Podemos deduzir, então, que o filme falará muito sobre como Jesse está refazendo sua vida após trabalhar na fabricação de metanfetamina, conviver anos com White e fugir de um cativeiro.

Outro caminho é assistir ao vídeo divulgado pela Netflix que resume toda a trama de Breaking Bad em 62 segundos.

*por GaúchaZH

Matérias Relacionadas