"La Casa de Papel": oito perguntas a serem respondidas pela quarta parte da série

30.07.2019 | 11h15 - Atualizada em: 30.07.2019 | 16h51
Anna Rios
Por Anna Rios
Assaltantes estão dentro do Banco da Espanha

BLOG

Universo Compartilhado

Terceira fase do seriado terminou com várias situações inacabadas

Por gaúchaZH

Lançada há uma semana, a terceira parte de La Casa de Papel foi uma das estreias mais aguardadas do ano. Nos episódios mais recentes, a trupe espanhola de assaltantes se arriscou a invadir o Banco da Espanha a fim de garantir mais alguns milhões para cada um de seus integrantes e resgatar Rio (Miguel Herrán), que foi capturado pela polícia.

Analisando todo o enredo, a história está com a mesma tensão que a temporada anterior, capaz de segurar o espectador para uma maratona do início ao fim. O elenco também se mostrou mais alinhado, com destaque para Nairóbi (Alba Flores), que se destacou por seu discurso feminista e por saber colocar a ordem dentro do banco quando a trupe parecia perdida.

Abaixo, apresentamos oito questões que ficaram em aberto para a próxima parte, ainda sem data de estreia definida.

(Atenção: contém spoilers abaixo)

1 - Como terminará o assalto?

No fim da parte três, toda a trupe está reunida no segundo andar do Banco da Espanha, logo após Nairóbi levar um tiro. Eles são obrigados a utilizar uma bazuca para espantar a polícia, que viu ali uma oportunidade de atacar. O grupo de assaltantes está claramente fragilizado com a situação toda. 

Além disso, a trupe também falha em uma tentativa de distração. A polícia encontra, no subterrâneo de Madri, o GPS que estava em Rio no pescoço de um guaxinim - ou seja, uma chance a menos de escapar de forma inteligente do banco. 

2 - Alicia é muito mais esperta que Raquel?

Em pequenas conclusões ao longo da parte três, sim. Seu papel será fundamental nos próximos episódios, já que ela foi a primeira a perceber que a ação de dispensar o GPS por um animal foi uma atitude desesperada de distração ordenada pelo Professor (Álvaro Morte). Além disso, ela consegue estremecer a relação entre o chefe do grupo e Lisboa (Itzar Ituño), codinome que Raquel passa a usar, no primeiro contato. 

Outro ponto em aberto é que Alicia está grávida. Será que ela irá entrar em trabalho de parto no meio da negociação? Isso pode interferir em sua capacidade de julgamento e tomada de decisões? Até aqui, ela se mostrou muito mais eficiente e ágil em seus planos.

Alicia é a nova inspetora que negocia com o ProfessorFoto: Divulgação

3 - O quanto a captura de Lisboa vai ajudar a polícia? 

Esta, sim, é uma questão que incomoda. Para enganar o Professor, a pedido de Alicia, o líder da polícia atira no chão - para que ele pensasse que Lisboa tinha sido morta. Agora capturada, a ex-inspetora poderá ajudar os militares a agirem contra os assaltantes. 

A dúvida que fica é o quanto Lisboa sabe sobre o plano todo. Se julgarmos por seu relacionamento com o Professor, é provável que ela conheça os próximos passos - o que, sob tortura, pode ajudar a polícia. Ou será que ela morrerá calada? 

4 - Como o Professor reagirá à morte de Lisboa?

Ao ouvir os tiros pelo ponto, o Professor fica claramente impactado com a "morte" de sua amada. No entanto, não se sabe o quanto isso vai interferir no todo. Será que ele irá acelerar o plano e fazer com que os assaltantes saiam o quanto antes do Banco da Espanha? Ou será que o líder irá replanejar todas as ações, sabendo que não precisa mais pensar em uma vida a dois? 

Professor e Lisboa, em cena de "La Casa de Papel"Foto: Divulgação

5 - Qual será o papel da ex-namorada de Berlim?

Mesmo sem autorização do Professor, Tatiana fica sabendo de boa parte do plano de invasão ao Banco da Espanha. Por estar do lado de fora, a ex-namorada de Berlim (Pedro Alonso) poderá ajudar ou atrapalhar a trupe que está dentro da instituição fundindo centenas de peças de ouro.   

6 - Cincinnati vai ser utilizado como "isca"?

Assim como o ursinho de pelúcia que a polícia utiliza para chamar a atenção de Nairóbi - mudando o destino de todo o episódio final -, Cincinnati é uma boa opção de "isca" para a polícia. O filho de Estocolmo (Esther Acebo) e Arturito (Enrique Arce) aparece pouco na parte três - apenas no meio das reuniões do grupo de assaltantes - e está com o paradeiro até então desconhecido. 

Além disso, será que Artur irá atrás da guarda do seu filho, mesmo que sua ex-amante tenha dito que evitará o contato dos dois? 

Estocolmo entrou para a trupe e seu filho pode ser utilizado como "isca"Foto: Divulgação

7 - Nairóbi morreu mesmo?

De todas as dúvidas, esta é a que tem a resposta praticamente certa: sim. Após levar um tiro pela janela, jorrar sangue nos braços dos seus colegas e suplicar por ajuda, Nairóbi (Alba Flores) dificilmente sobreviverá. Assim que percebem que ela fechou os olhos, todos os outros começam a cantar Bella Ciao em sinal de despedida. Helsinki (Darko Peric) até fala que poderia tentar tirar a bala do corpo da mulher, mas não fica muito claro se isso realmente acontece.

Além disso, dificilmente ela voltará para a quarta parte. Isso porque, nesta terceira fase, ela rouba a cena: mostra empoderamento feminino em seus cortes contra os homens, doma Tóquio (que está chateada com o fim do relacionamento com Rio) e conduz os homens na invasão ao cofre subterrâneo. Ela é praticamente um braço direito de Palermo (Rodrigo de La Serna), que passa boa parte do seriado com os olhos vendados após o tiroteio com os seguranças do governador.

Nairóbi: a verdadeira protagonista da parte três de "La Casa de Papel"Foto: Divulgação

8 - Ángel ajudará Lisboa?

Por ter trabalhado muito tempo com a inspetora Raquel, muita gente duvida da fidelidade de Ángel (Fernando Soto) à polícia. Agora conhecida como Lisboa, ela é capturada pelos militares no fim da parte três e é difícil prever até que ponto isso irá interferir no trabalho de Ángel. Ele vai ficar tentado a ajudá-la a escapar ou não?

Matérias Relacionadas