Jimi Hendrix: Álbum 'Band Of Gypsys' comemora 50 anos com edição especial

07.02.2020 | 17h43 - Atualizada em: 08.02.2020 | 13h22
Leo Almeida
Por Leo Almeida
JH01divulgação

BLOG

Giramundo

A nova edição analógica do álbum "Band Of Gypsys", feita especialmente para celebrar os 50 anos do disco, chega em 27 de março.

O quarto e último álbum de Jimi Hendrix, "Band of Gypsys" (1970), gravado ao vivo, é um dos lançamentos mais influentes do músico como ícone carismático da guitarra testando os limites de sua abordagem criativa para produzir algumas das faixas mais ambiciosas que já fez. Os selos Capitol / UMe vão homenagear este trabalho histórico em 27 de março, com uma edição especial em vinil para comemorar o 50º aniversário do antológico álbum.

JH02Imagem: divulgação

Impressa em vinil preto pela Quality Record Pressings, juntamente com uma impressão limitada de cores em creme translúcido, vermelho, amarelo e verde, a nova edição de "Band of Gypsys" chega ao mercado embalada num livreto de oito páginas repleto de imagens raras de concertos e um texto do cantor e produtor musical John McDermott, além de uma réplica do cartaz promocional original do disco. A edição foi masterizada a partir das fitas estéreo analógicas originais pelo engenheiro de longa data da Hendrix, Eddie Kramer.

Quando a década de 1960 chegou ao fim, Hendrix estava no auge da fama e influência. Seus três primeiros álbuns - "Are You Experienced", "Axis: Bold As Love" e "Electric Ladyland" - o estabeleceram como um artista visionário e uma estrela internacional. No final da década, Hendrix procurava novos desafios musicais e sentia a necessidade de trabalhar com novos colaboradores.

Para esse fim, ele montou a banda Band of Gypsys, com o baixista Billy Cox, um amigo de longa data e o baterista Buddy Miles, já conhecido pelo trabalho com o grupo Electric Flag. O resultado foi uma fusão revolucionária de blues, funk e rock que se destaca como um capítulo único no corpo de trabalho inovador de Hendrix.

Originalmente lançado nos Estados Unidos em 25 de março de 1970, "Band of Gypsys" alcançou o 5° lugar durante 61 semanas nas paradas americanas. Na época de sua morte, em setembro de 1970, era o álbum mais vendido de Hendrix desde "Are You Experienced".

Matérias Relacionadas