John Lennon: confira dez curiosidades sobre o músico, que completaria 80 anos nesta sexta-feira

09.10.2020 | 09h41 - Atualizada em: 09.10.2020 | 10h07
Marina Martini Lopes
Por Marina Martini Lopes
Editora
A maior parte das fotografias mais conhecidas de John Lennon foi registrada por Bob Gruen - que, além de amigo pessoal do Beatle, é um dos fotógrafos mais famosos da história da música

BLOG

Mundo Itapema

Lennon morreu aos 40 anos, em 8 de dezembro de 1980, assassinado por um fã

John Lennon completaria 80 anos hoje (9) se estivesse vivo: o músico, um dos mais conhecidos e influentes da história, tanto por seu legado junto aos Beatles quanto por sua carreira solo e seu ativismo, foi assassinado por um fã em 1980, aos 40 anos de idade.

Além do clássico Imagine, considerada uma das 500 Melhores Músicas de Todos os Tempos pelo famoso ranking da revista Rolling Stone, Lennon também é autor de diversos sucessos dos Beatles, como All You Need Is Love, Come Together, Help! e I Want You (She's So Heavy).

Confira dez curiosidades sobre a vida e a carreira de John Lennon:

1 - Imagine, música mais famosa da carreira solo de John Lennon, normalmente é proibida em funerais na Grã-Bretanha, onde padres e pastores têm o direito de barrar canções que considerem "inapropriadas" - o trecho que condena Imagine é aquele em que Lennon canta "imagine there's no Heaven", ou seja, "imagine que não existe Paraíso".

2 - A capa da revista Rolling Stone em que John Lennon aparece nu, em posição fetal, abraçado a Yoko Ono, foi eleita a melhor capa de revista de todos os tempos: a votação foi realizada pela Sociedade Americana de Editores de Revistas, que avaliou 450 capas publicadas por títulos como Time, Newsweek, Esquire e National Geographic. A capa com Lennon e Ono foi publicada em 1981; e a fotografia é de Annie Leibovitz.

A capa com Lennon e Ono foi publicada em 1981; e a fotografia é de Annie LeibovitzRolling Stone/Reprodução

3 - Antes de ser casado com Yoko Ono, John Lennon foi casado com Cynthia Powell, com quem teve um filho, Julian. Em 2005, Powell publicou uma biografia em que afirma que o artista era violento e tinha crises de ciúme durante as quais chegava a agredí-la. O casal passou sete anos juntos.

4 - Outra polêmica: em 1966, John Lennon foi muito criticado por afirmar em entrevista que os Beatles eram "mais famosos que Jesus Cristo" - mais tarde, ele disse que a imprensa divulgou a frase fora do contexto original: "Eu quis dizer que os jovens falavam mais de Beatles que de Jesus Cristo", explicou. Em 2008, 42 anos depois da entrevista, a Igreja Católica perdoou oficialmente Lennon pela blasfêmia.

5 - A maior parte das fotografias mais conhecidas de John Lennon foi registrada por Bob Gruen - que, além de amigo pessoal do Beatle, é um dos fotógrafos mais famosos da história da música; e fez registros célebres de artistas e bandas como Eric Clapton, Sex Pistols e Led Zeppelin. Gruen registrou até mesmo o nascimento de Sean, filho de John Lennon e Yoko Ono, em 1975.

6 - Em 1970, em plena Guerra do Vietnã, John Lennon e Yoko Ono se tornaram famosos por suas manifestações pacifistas - e, por isso, o governo norte-americano tentou deportar Lennon para a Inglaterra; chegando a grampear seu telefone e fazer o FBI investigá-lo. Até mesmo o MI5, serviço britânico de contra-espionagem, foi envolvido; mas nada que pudesse ligar o Beatle com organizações terroristas ou regimes comunistas foi encontrado.

7 - Julian, filho de John Lennon, tinha 17 anos quando o pai foi assassinado pelo fã Mark Chapman, em Nova York - mesma idade que John Lennon tinha quando sua mãe, Julia, morreu. O edifício Dakota, onde Lennon e Toko Ono moravam, em frente ao Central Park, tornou-se um ponto turístico em Nova York; e cenário de filmes como O Bebê de Rosemary e Vanilla Sky.

8 - Dizem que John Lennon odiava a própria voz; e que, certa vez, durante um jantar com George Martin, produtor dos Beatles, afirmou que, se pudesse, regravaria todas as músicas da banda - "especialmente Strawberry Fields". Mas ele gostava das letras que escrevia - sua favorita era All You Need Is Love.

9 - O pequeno John Lennon foi uma criança comportada e tradicional: cantava no coro que acompanhava as missas na Igreja de São Pedro, em Liverpool, no Reino Unido; e foi escoteiro. Quando criança, ele também aprendeu a tocar seu primeiro instrumento musical: o banjo, ensinado por sua mãe.

10 - John Lennon tinha fama de ser um péssimo motorista - e foi o último dos Beatles a tirar carteira de motorista, em 1965, quando tinha 24 anos.

Matérias Relacionadas