Led Zeppelin vai transmitir 'Celebration Day' no YouTube

28.05.2020 | 08h06 - Atualizada em: 29.05.2020 | 09h21
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
LDZ01 imagem divulgação

BLOG

Giramundo

'Celebration Day', o filme-concerto do Led Zeppelin, vai ser transmitido no YouTube oficial da banda britânica neste final de semana.

Gravado em dezembro de 2007 na Arena O2, em Londres, o show reuniu os membros fundadores John Paul Jones, Jimmy Page e Robert Plant juntamente com Jason Bonham, filho do falecido baterista John Bonham. O encontro histórico é considerado um marco na história do Rock And Roll e da música, era a primeira apresentação da banda em quase três décadas e a primeira vez que tocaram juntos desde a morte de John Bonham em 1980. O evento "Tribute Concert Ahmet Ertegun" os reuniu por uma causa em comum, homenagear Ahmet Ertegun, um dos fundadores da gravadora Atlantic Records, falecido no ano anterior devido à uma queda nos bastidores do show dos Rolling Stones durante as filmagens do documentário "Shine a light", de Martin Scorsese. Ertegun assinou contrato com o Led Zeppelin em 1969 e deu à banda liberdade artística para lançar seu primeiro álbum (e os subseqüentes).

O concerto foi originalmente programado para ajudar a levantar recursos para o Fundo Educacional Ahmet Ertegun, que ofereceu bolsas universitárias no Reino Unido, Estados Unidos e Turquia. Na ocasião, os músicos tocaram clássicos de sua discografia - incluindo "Stairway to Heaven", "Black Dog", "No Quarter", "Dazed and Confused", "Misty Mountain Top", "Kashmir" e "Whole Lotta Love" - para a multidão que comprou os mais de 18 mil ingressos, extremamente disputados por fãs ardorosos. Com isso, o evento entrou para o Livro dos Recordes, na categoria de "maior demanda de ingressos por um único show". 

Os ensaios duraram meses e o set, que a princípio seria enxuto, com apenas uma hora de duração, estendeu-se por mais 55 minutos. Os fãs puderam até desfrutar de surpresas como "For Your Life", faixa de "Presence" (1976), nunca antes tocada ao vivo. A banda coordenou a gravação profissional do concerto com a perspectiva de lançar em home vídeo. Mais tarde o grupo revelou que o registro seria um filme, lançado nos cinemas em 17 de outubro de 2012. 'Celebration Day', que chegou a ser transmitido em cinemas selecionados no Brasil naquele ano, vai ficar disponível no YouTube oficial do Led Zeppelin por 72 horas a partir deste sábado, 30 de maio, às 16h (horário de Brasília).

Matérias Relacionadas