livro e filme sobre Colônia Blumenau no Sul do Brasil são lançados no cinema

20.09.2019 | 17h00
Por Anna Rios
Colônia Blumenau

BLOG

Mundo Itapema

O evento ocorre no dia 25 de setembro no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)

O Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) será palco do lançamento do livro e do filme Colônia Blumenau no Sul do Brasil, de Gilberto Gerlach. O evento ocorre no dia 25 de setembro, às 20h, com distribuição de ingressos gratuitos 30 minutos antes.

A publicação apresenta, em 800 páginas, textos e imagens de Blumenau, até então inéditas, com legendas em português e alemão, além de relatos de imigrantes que ajudam a contar a história dos primeiros anos da Colônia. A cronologia da obra se inicia em 1848, na primeira exploração do Rio Itajaí, e segue até 1934, com o desmembramentos dos distritos da cidade.

Serão sorteados cinco exemplares do livro antes da exibição do filme, que tem duração de 67 minutos.

Resumo do livro e filme

Com apenas 17 pessoas, o empreendimento tem início em setembro de 1850. Como primeiro abrigo, é erguida uma cabana com folhas de palmito. No ano seguinte, houve um aumento e, na lista, constava um número de 110 recém-chegados, ocasião em que a Colônia festejava sua real fundação com a posse de 12 lotes.

Em 22 de agosto de 1852, chegavam a Blumenau os irmãos Müller - Fritz e August, com suas famílias. Até 1854, totalizavam 309 imigrantes. Havia, então, 40 lares estabelecidos, seis em construção, dois engenhos, dois alambiques e duas atafonas de mandioca. Em 1856, o jovem Karl Kleine, com sete anos de idade, chegava com seus pais. Depois viria a escrever suas impressões em caderno de 1 mil páginas.

Röse Sametzki Gärtner introduziu o Teatro na Sociedade dos Atiradores. Em 1860, chegava a Blumenau o primeiro cervejeiro - Heinrich Hosang, instalado na Itoupava Seca. Outras cervejarias foram abertas: Friedenreich, Rischbieter, Jennrich, Feldmann, Berner, etc. Por volta de 1900 já havia cerca de oito delas.

Este relato cinematográfico começa com a chegada dos imigrantes ao Porto de Itajaí, a subida pelo Rio Itajaí-açu, até chegarem à região de Belchior, retratada por Bernhard Wiegandt, onde em uma figueira brava poderia ter sido pendurada uma placa com os dizeres: "Deixai toda esperança, vós que entrais!", numa alusão ao poeta Dante.

Serviço:

O quê: Lançamento do livro e do filme Colônia Blumenau no Sul do Brasil, de Gilberto Gerlach
Quando: 25 de setembro de 2019, às 20h
Onde: Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita (limitada à capacidade do Cinema de 137 lugares). Distribuição de ingressos a partir das 19h30.

Matérias Relacionadas