Marvel pode tornar "X-Men" um sucesso nos cinemas; assim como "Vingadores"

15.06.2020 | 11h54 - Atualizada em: 30.06.2020 | 17h46
Leonardo Souza
Por Leonardo Souza
Xme1 imagem divulgação

BLOG

Universo Compartilhado

Os X-Men logo chegarão ao Universo Cinematográfico da Marvel (UCM), mas antes de se juntarem como equipe, o Marvel Studios pode introduzir os personagens individualmente em filmes solo.

No ano passado, a Disney passou a ter um domínio sem precedentes no mercado do entretenimento, que vive um momento de grande transformação nos últimos anos. O foco principal era garantir um maior catálogo de conteúdo para o serviço de streaming Disney+, mas para os fãs de super-heróis haviam alguns benefícios adicionais. Os direitos dos filme dos X-Men e Quarteto Fantástico retornaram à Marvel, o que significa que os personagens estão chegando ao UCM.

A grande questão do momento é se a Marvel seguirá a mesma fórmula que se mostrou tão bem-sucedida com os Vingadores, a estratégia de lançar uma série de filmes solo, estabelecendo personagens individuais à frente de uma inevitável reunião da equipe dos X-Men. Essa abordagem pode garantir que os X-Men do UCM sejam um sucesso de bilheteria, potencialmente na mesma escala que o filme "Os Vingadores" de 2012. Enquanto isso, o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, enfatizou que não está interessado apenas nos grandes nomes como Wolverine, Xavier e Magneto. De fato, considerando que a Marvel tende a evitar repetir as mesmas ideias desenvolvidas por outros estúdios, é bem possível que Wolverine não garanta suas garras no UCM por algum tempo. Isso significa que algumas opções de personagens para os próximos filmes da Marvel certamente serão uma surpresa.

Xme2Imagem: Divulgação

Mas em quais X-Men o UCM deve se concentrar? Para os leitores de quadrinhos, o mais óbvio seria optar pelos cinco originais: Ciclope, Jean Grey, Anjo, Homem de Gelo e Fera. O problema com esta escolha, no entanto, é que a equipe chamada "Primeira Classe" nunca foi tão popular. Criados pelo genial Stan Lee, os X-Men só se tornaram sucesso quando a série dos quadrinhos foi relançada em 1975, introduzindo a equipe "Second Genesis" na revista "Giant-Size X-Men # 1", uma edição especial publicada pela Marvel Comics em 1975. Escrita por Len Wein e ilustrada por Dave Cockrum, a HQ já ensinava a fórmula de sucesso da Marvel desde daquela época, apresentando um herói de cada vez antes de reuni-los.

A revista também inovou ao trazer nesta primeira nova história dos mutantes em cinco anos, novos personagens de diversas etnias e nacionalidades. A história serviu como um elo entre os personagens originais e uma nova equipe. Logo depois desta publicação, a série X-Men dos quadrinhos foi relançada e Len Wein entregou os X-Men a um jovem roteirista chamado Chris Claremont.

O inglês Chris Claremont assumiu então os roteiros em 1975 junto com o desenhista anglo-canadense John Byrne, fã dos mutantes desde os primórdios e que já havia trabalhado com o roteirista anteriormente. Claremont escreveu X-Men até 1991, estabelecendo um ritmo de novela nas histórias. Ele desenvolveu dezenas de personagens importantes (entre criações, mortes e ressurreições), alavancou as vendas e definiu um padrão do que deve ser uma série de supergrupo nos quadrinhos americanos. Se a consagrada obra já existe há tantos anos e se provou um sucesso absoluto, seria sensato e relevante se a Marvel Studios se aproximasse mais das HQs para reintroduzir os X-Men nos cinemas, assim como repetir a fórmula de sucesso dos Vingadores, que antes de se juntarem como equipe, ganharam os holofotes individualmente em filmes solo.

Conheça a HQ que reformulou os X-Men, com toda a história contada abaixo, e acesse a tradução disponível nas legendas do YouTube.

Matérias Relacionadas