"Matrix": relembre referências à trilogia em filmes e séries nos últimos 20 anos

23.08.2019 | 15h05 - Atualizada em: 27.08.2019 | 07h16
Anna Rios
Por Anna Rios
‘Matrix 4’ é confirmado com elenco original

BLOG

Universo Compartilhado

Keanu Reeves vai retornar ao papel do hacker Neo para um quarto capítulo da saga, que terá direção de Lana Wachowski e Carrie Anne-Moss

Por GaúchaZH

Duas décadas após o lançamento do primeiro filme, em 1999, foi anunciado que Matrix retornará aos cinemas para um quarto capítulo. Mais uma vez protagonizada por Keanu Reeves, a produção será dirigida por Carrie Anne-Moss, a Trinity dos longas anteriores, e Lana Wachowski, uma das criadoras da saga. 

Um marco na história do cinema e da cultura pop, a série revolucionou cenas de ação e foi copiada inúmeras vezes após seu lançamento, inspirando cineastas principalmente na produção de sequências de luta. Outros pontos da história também rendem questionamentos até hoje, que não passam despercebidos por roteiristas mundo afora. Além disso, o longa é lembrado na música e na literatura.

Abaixo, confira algumas das referências mais claras a Matrixno mundo pop.

Fiona luta como Neo

Shrek nunca foi um simples filme infantil. Repleto de referências à cultura pop, Matrix não ficou de fora da lista. No primeiro longa da série, quando Fiona ainda era — aparentemente — uma frágil princesa à espera de resgate, os diretores Andrew Adamson e Vicky Jenson apresentaram uma nova face da mocinha em uma luta que Neo reconheceria facilmente. 

Chuck sabe Kung Fu

Qual a melhor forma de terminar uma temporada do que com uma grande citação a Matrix? Foi exatamente o que os fãs de Chuck receberam ao final da segunda temporada do show. Na produção, Zachary Levi interpreta um nerd atrapalhado que, sem querer, faz download de todo o banco de dados da CIA e da NSA (a agência nacional de segurança dos EUA) em seu cérebro. Um dia, quando as coisas não vão tão bem, ele precisa fazer um upgrade do programa e descobre uma nova série de habilidades. Confira no clipe abaixo:  

Sheldon não está na Matrix

Já em The Big Bang Theory, outro seriado em que os nerds ocupavam lugar de destaque, Sheldon (Jim Parsons) concluiu em um almoço uma grande questão filosófica: como saber se não estamos na Matrix? Poderia, é claro, ter sido um comentário irônico sobre seu lanche — não fosse Sheldon falando, sem nenhum sinal de "Bazinga!".

A morte curte Matrix...

Outra produção que não poupou nas referências foi Todo Mundo em Pânico. O filme dos anos 2000 não perdoou nenhum sucesso hollywoodiano e com Matrix não foi diferente. A obra inspirou uma sequência de luta inesquecível na produção, ao melhor estilo do longa de Lana e Lilly Wachowski. 

... e Os Simpsons também

Não foi só uma vez: no ar há 30 anos, Os Simpsons aproveitaram para brincar com as referências a Matrix uma série de vezes. Dos ângulos em 360º às paradas no ar que desafiam as leis da física, os momentos mais icônicos do filme dos anos 2000 foram recriados em Springfield. 

Matérias Relacionadas