Mostra gratuita no CIC exibe 13 episódios da série "Juntos"

Leonardo de Abreu
Por Leonardo de Abreu
Repórter
Série "Juntos"

BLOG

Mundo Itapema

A série tem produção da Plural Filmes e direção de Leticia Marques

“Juntos” é o título da mostra de documentários que será exibida na Sala de Cinema Integrado de Cultura - CIC, de quinta a domingo desta. Com direção da cineasta Leticia Marques, e produção da Plural Filmes, “Juntos” é uma série, com 13 episódios (os primeiros já começaram a ser exibidos no Canal Curta!), que registra ações coletivas voltadas para a alimentação, meio ambiente, recursos hídricos, bioarquitetura, saneamento e educação. Estas práticas visam respeitar os princípios da permacultura, que une técnicas ancestrais a novos conhecimentos, em prol de uma vida em sintonia com o ambiente, com os animais e entre as pessoas, entendendo a saúde como o resultado de um equilíbrio entre a terra e todos seus habitantes.

A diretora começou a escrever o projeto em 2014 e as filmagens, após parceria com a Plural Filmes e com o Canal Curta!, começaram em 2018. “Foi uma parceria bem sucedida, que possibilitou  eu dirigir a minha própria série documental, com liberdade de criação. Além disso, uma oportunidade de eu levar histórias da Permacultura pelo mundo afora”, enfatiza a diretora. Ela conta que, durante o desenvolvimento do projeto, foram realizadas reuniões com canais de TV por assinatura -  foi quando o Canal Curta! acabou se tornando parceiro e inclusive já exibiu os primeiros episódios da série. 

Para Leticia Marques, é fundamental mostrar, com esses documentários, a forma como lidamos com a natureza. A série é inspirada na história de pessoas que decidiram mudar de vida e trabalhar com a terra e de outras que estão no processo de aprendizado para serem mais resilientes e observarem o cuidado consigo mesmas e com os recursos naturais. “É importante a consciência que, ao trabalharmos contra a natureza, estamos indo contra nós mesmos”, observa. Ela tem a expectativa que o público que for assistir aos documentários se sinta tocado pelas histórias mostradas na tela e que essas experiências contribuam para mudanças positivas. “Sentimentos de compartilhamento, amor e esperança são cada vez mais necessários, especialmente nos tempos difíceis que vivenciamos”.

Serviço - Mostra de documentário "Juntos"

Onde: Cineclube Unisul - Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura - CIC (Av.
Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Florianópolis, SC)

Quando: Dias 11, 12, 13 e 14 de julho (de quinta a domingo)

Horário: Das 20h30 às 22h

Entrada: Gratuita

Matérias Relacionadas