Natalie Merchant comemora sua carreira com novidades e raridades

09.08.2019 | 17h30 - Atualizada em: 13.08.2019 | 12h03
Leo Almeida
Por Leo Almeida
NatMerc001divulgação

BLOG

Giramundo

O box 'The Natalie Merchant Collection', uma caixa de 10 discos, apresenta todos os álbuns solo da artista além de novidades e surpresas.

Na maioria das retrospectivas dos anos de 1980/1990 que estão circulando ultimamente, poucas pessoas têm falado sobre a banda 10.000 Maniacs, os roqueiros universitários que ganharam os holofotes no começo dos anos noventa, ou sobre a incrível vocalista Natalie Merchant, que partiu para uma bem-sucedida carreira solo, desde o lançamento do aclamado álbum de estréia de 1995, "Tigerlily". Apesar de estar um tempo sumida dos estúdios, Merchant não se aposentou. Pelo contrário. Natalie é uma artista dos palcos, como ativista colabora em diversos projetos. Com 24 anos de carreira solo, completos em junho, seu lançamento mais recente celebra todos esses anos, é uma caixa especial chamada 'The Natalie Merchant Collection', que saiu em 2017. A cantora e compositora encerra na noite de hoje uma mini turnê pelos Estados Unidos mas antes, de passagem por Nova York, se apresentou no programa de Jimmy Fallon. 

NMCOLL01Foto: divulgação

O conjunto "Deluxe Box Set", compilado pela própria Natalie, devidamente intitulado "The Natalie Merchant Collection", é composto por dez discos, incluindo todos os oito álbuns de estúdio solo das últimas três décadas. A surpresa do material fica por conta do nono disco, 'Butterfly', um novo álbum com quatro novas canções e seis seleções reinterpretadas de seu catálogo, todas arranjadas para quarteto de cordas. O disco final, não menos importante, 'Rarities', é uma coleção de quinze faixas raras e inéditas gravadas entre 1998 e 2017, que oferece uma visão única do experimentalismo criativo de Merchant através de demos de estúdio, capturas de álbuns, faixas ao vivo e colaborações com diversos artistas como Billy Bragg, David Byrne, The Chieftains, Cowboy Junkies e Amy Helm.

O pacote ainda inclui um livro de letras de 100 páginas e a história da carreira solo da celebrada cantora e compositora - um baú de tesouros para os fãs e colecionadores.

Ontem à noite, de passagem por Nova York finalizando sua turnê, Natalie esteve no 'The Tonight Show' de Jimmy Fallon e contou com a parceria da banda The Roots na apresentação. Entre os sucessos de sua ex-banda, 10.000 Maniacs, Merchant escolheu o hit “These Are Days”. Depois num clima mais intimista, acompanhada apenas por um violonista, cantou “Motherland”, faixa-título de seu álbum solo de 2001. Foi lindo. A caixa "Deluxe Box Set" pode ser adquirida aqui.

A artista encerra na noite de hoje a mini turnê que passou por cidades pequenas e pitorescas dos Estados Unidos onde, com poucas exceções, visitou lugares em que nunca se apresentou. Antes de cair na estrada, Natalie gravou com John Wilson da 'BBC Radio 4' para o podcast "These Three". A ideia em cada episódio é falar com um artista, músico, escritor, diretor, ator, fotógrafo e outras personalidades, sobre suas vidas artísticas, concentrando-se em três obras-chave: um trabalho que eles fizeram com o qual se orgulham, um tributo a alguém que eles gostariam de ter feito, e algo que estão trabalhando agora. Ouça o episódio aqui

No dia 6 de dezembro, como parte do '39º Annual John Lennon Tribute', Natalie Merchant se apresentará no Symphony Space em Nova York - onde será presenteada com o prêmio "John Lennon Real Love Award 2019".

Matérias Relacionadas